Navios iranianos são abastecidos e deixam Paranaguá

Fernando Garcel


Os dois navios iranianos que estavam fundeados em Paranaguá foram abastecidos na madrugada deste sábado (27) e deixarão o litoral paranaense ainda hoje.

Ambos estavam ancorados desde junho porque a Petrobras se recusava a abastece-los por receio de sofrer sanções comerciais dos EUA. O caso foi parar na Justiça e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, determinou que a estatal fornecesse o combustível.

> Toffoli decide que Petrobras deve fornecer combustível para navios iranianos em Paranaguá

O navio MV Termeh, está vazio e seguirá viagem até o Porto de Imbituba (SC), onde será carregado de milho. Segundo a administração do porto, ele será abastecido com 600 toneladas de combustível. Já o MV Bavand, carregado com 48 toneladas do grão seguirá para o Porto de Bandar Imam Khomeini, no Irã, após receber 1,3 mil toneladas de combustível. O país é o principal importador de milho do Brasil.

Nenhum dos dois navios iranianos movimentou carga nos portos paranaenses. As embarcações apenas fizeram parada técnica de apoio, para abastecimento, no Porto de Paranaguá. Este ano, de janeiro até o último dia 25, seis navios passaram no Porto do Paraná apenas para abastecer.

Previous ArticleNext Article