Onze cooperativas paranaenses estão entre as 50 melhores empresas de agronegócio do país, aponta revista

Francielly Azevedo - CBN Curitiba


De acordo com a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), as cooperativas representam 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No Paraná, elas são responsáveis por cerca de 20% do PIB. O estado possui 69 cooperativas agropecuárias, com 159 mil produtores associados, o que representa 40% dos agricultores paranaenses.

Além disso, segundo o gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra, as cooperativas são responsáveis por mais da metade da produção de grãos do Paraná.

“Em termos de produção, armazenagem e industrialização, elas representam mais ou menos 22 milhões de toneladas de produção de grãos, onde o estado produz cerca de 36 a 37 toneladas no ano”, disse.

No início do mês, a Forbes Brasil, considerada uma das mais conceituadas revistas de negócios e economia do país, listou as 50 melhores empresas brasileiras de agronegócio. Na seleção, estão onze cooperativas paranaenses.

Conforme Turra, a tendência é que o Paraná se destaque ainda mais no cenário nacional em função da demanda crescente do mercado internacional.

“A produção de alimentos ela tem uma demanda crescente e essas cooperativas estão atuando nessa produção. O mercado internacional está comprador, são poucos países que conseguem atender essa demanda e o Paraná está nesse contexto de está bem localizado”, afirmou.

Neste sentido, o gerente da Ocepar afirma que o potencial competitivo paranaense ainda tem muito a ser explorado. “Uma competitividade no sentido de que o Paraná já ocupou todas as fronteiras, mas a partir do momento que começa partir para produção de proteína animal, sempre tem o potencial de crescimento com uso de tecnologia”, destacou.

 

Previous ArticleNext Article