Agronegócio
Compartilhar

Operação quer evitar estacionamento irregular e diminuir filas no acesso ao Porto de Paranaguá

A empresa Portos do Paraná iniciou uma operação para orientar, prevenir e solucionar o problema da obstrução nas vias de..

Redação - 20 de outubro de 2019, 17:03

Claudio Neves/Portos do Paraná
Claudio Neves/Portos do Paraná

A empresa Portos do Paraná iniciou uma operação para orientar, prevenir e solucionar o problema da obstrução nas vias de acesso ao Porto de Paranaguá , no litoral. Além disso, o objetivo é melhor o acesso aos terminais de armazenagem e movimentação de grãos e contêineres. Essa operação visa acabar com o estacionamento irregular nas ruas para evitar filas e congestionamentos.

A Operação Cateter tem um caráter preventivo, voltado à educação dos caminhoneiros, mas pode levar ao bloqueio do cadastro do veículo. Além disso, as irregularidades identificadas podem restringir o carregamento e a descarga dos produtos.

A operação deve prosseguir até o próximo final de semana, mas pode ser prorrogada caso necessário. De acordo com a Guarda Portuária é uma tentativa de melhorar o fluxo de veículos e evitar filas no tráfego.

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) é responsável pelas sanções aos operadores portuários. Mas as infrações de trânsito são de responsabilidade do poder municipal e da Polícia Militar quando acontecem em trechos urbanos.

“Como autoridade portuária, temos limites de atuação, mas procuramos os agentes envolvidos para que possamos acabar com o estacionamento irregular de caminhões que gera problemas não apenas para a operação do porto, mas para toda a cidade”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

* Com informações da AEN