Paraguai anuncia que conseguiu elevar nível do Rio Paraná para escoar produção de grãos

Redação

Paraguai anuncia que conseguiu elevar nível do Rio Paraná para escoar produção de grãos

O Governo do Paraguai anunciou que iniciou nesta sexta-feira (21), o processo para elevar o nível do Rio Paraná para conseguir escoar parte da produção de grãos do país pelo canal hidroviário.

O procedimento deve seguir até ao menos 31 de maio e contou com aval dos governos do Brasil e da Argentina.

Ao todo, serão embarcadas 125 mil toneladas de grãos, equivalentes a US$ 45 milhões de receitas ao Paraguai. Essa carga está parada há mais de 50 dias devido ao baixo nível do Rio Paraná.

O processo conhecido como Ventana de Água irá permitir que seja elevada em um metro a altura da água no Hidrômetro de Ituzaingó, permitindo que as embarcações possam seguir viagem.

Esse é o segundo ano que o Rio Paraná apresenta problemas de estiagem, causados especialmente pelo fenômeno climático La Niña. No ano passado, também houve um esforço conjunto entre autoridades paraguaias, brasileiras e argentinas para o escoamento da produção.

O transporte hidroviário é responsável por levar 80% de toda a produção do Paraguai, que por não ter ligações com o mar necessita dos rios como o Paraná para exportar suas mercadorias.

com informações da Agencia de Información Paraguaya

LEIA MAIS: Curitiba mantém provas do concurso da PF após decisão do STF

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="765624" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]