Paraná segue em estiagem e plantio da safra verão está atrasado

Redação

Paraná segue em estiagem e plantio da safra verão segue atrasado

O Paraná segue em estiagem, mesmo com as chuvas registradas nos meses de agosto e setembro. Dessa forma, o plantio da safra verão está atrasado em todo o estado.

As informações foram divulgadas em boletim do Deral (Departamento de Economia Rural), vinculado a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, liberado nesta quinta-feira (8).

Segundo o Deral, o Paraná se encontra em estiagem desde junho de 2019 e durante setembro deste ano, a média de temperatura subiu 4,3 graus acima da média em algumas regiões do estado.

O mês de agosto apresentou pluviosidade acima da média nas regiões Centro-Oeste, Noroeste e Norte. Somente no Noroeste a quantidade de chuvas foi 2,8 vezes superior à média dos dez últimos anos.

“Embora o volume de chuvas seja considerado grande no mês, o que é incomum para este período, ele ocorreu durante nove dias, de forma concentrada. Assim, não foi suficiente para amenizar a escassez de água em várias regiões, apenas para suavizar o problema”, explicou o técnico agrícola do Deral, Dirlei Manfio.

Mas em setembro a escassez de chuvas retornou. Nas regiões Norte e Oeste, a diminuição da pluviosidade na série histórica foi de 14% e 16%, respectivamente.

A única exceção foi na região Sul, em especial nas proximidades dos municípios de Laranjeiras do Sul, Pinhão, Candói, Guarapuava e Castro.

Só que mesmo em Guarapuava – uma das regiões mais frias do Paraná, os termômetros em setembro chegaram a marcar 35,3 graus, maior índice dos últimos 21 anos.

LEIA MAIS: Levantamento aponta que 2020 deve ser o mais quente no Paraná dos últimos 25 anos

Previous ArticleNext Article