Paraná deve produzir 24,3 milhões de toneladas de grãos na safra verão 20/21

Redação

Paraná deve produzir 24,3 milhões de toneladas de grãos na safra verão 20/21

O Paraná deve produzir 24,3 milhões de toneladas de grãos na safra verão 2020/2021. Será semeada uma área de 6,09 milhões de hectares neste ciclo.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Deral (Departamento de Economia Rural), vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Em comparação com as primeiras estimativas, a produção de soja deve crescer 2% e chegar a 5,56 milhões de hectares produzidos. Mas esse relatório ainda não mensura os atrasos provocados pela estiagem nesta cultura e também no milho segunda safra.

“Um movimento semelhante acontece em outros estados e, com o clima instável, os produtores estão em alerta”, explicou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

A expectativa é que o plantio da soja se encerre no Paraná nos próximos dias, com atualmente 97% da área plantada. Mesmo com a estiagem, o desempenho da cultura está similar ao demonstrado nos últimos ciclos.

“As chuvas em outubro e novembro foram importantes para a cultura e deram condições para o produtor dar continuidade ao plantio, mas ainda não foram suficientes para garantir a safra até o fim”, pontuou o economista do Deral, Marcelo Garrido.

Já o milho primeira safra está sendo cultivado em uma área de 355,5 mil hectares e terá produção estimada de 3,4 milhões de toneladas. As condições das lavouras são 77% boas, puxadas principalmente pela produção nas regiões de Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa.

“É preciso aguardar a evolução do ciclo nas próximas semanas. A irregularidade da safra pode comprometer a expectativa de produção, mas o mercado nacional deve ser bem abastecido”, analisou o técnico do Deral Edmar Gervásio.

O relatório ainda apontou os resultados finais da safra de inverno 2019/2020, que registrou 3,76 milhões de toneladas, com alta de 37% em comparação com o ciclo anterior.

Somente a colheita de trigo registrou 3,05 milhões de toneladas no período.

“Com isso, a safra total de grãos do Paraná no ciclo 2019/2020 soma 40,57 milhões de toneladas, volume 13% maior do que na safra anterior”, finalizou Ortigara.

LEIA MAIS: Sementes misteriosas da China têm pragas que não existem no Brasil

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="731135" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]