Agronegócio
Compartilhar

Paraná prorroga desconto na energia elétrica para produtores rurais

O Paraná vai manter o desconto na energia aos produtores rurais, por meio do programa Tarifa Rural Noturna, pelo menos a..

Redação - 18 de dezembro de 2020, 12:25

Plantação de hortaliças na colônia Muricy.
São José dos Pinhais, 30-04-19.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Plantação de hortaliças na colônia Muricy. São José dos Pinhais, 30-04-19. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O Paraná vai manter o desconto na energia aos produtores rurais, por meio do programa Tarifa Rural Noturna, pelo menos até 2022.

A manutenção do programa social pelos próximos dois anos foi sancionada pelo governador Ratinho Junior na última quinta-feira (17).

Instituído em 2019, o projeto estabelece desconto de 60% na conta da energia elétrica consumida entre 21h30 e 6h e beneficia cerca de 11 mil produtores rurais paranaenses.

O governo informou que a partir de 2021 vai dividir os custos do auxílio com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep): R$ 20 milhões por ano de cada Poder.

O texto da Tarifa Rural Noturna limita o desconto especial de 60% sobre a tarifa e o adicional de bandeira tarifária ao consumo de até 6.000 kWh/mês por unidades consumidoras vinculadas ao mesmo CPF ou CNPJ. O excedente não será beneficiado com o desconto.

GOVERNO ESTIMULA ENERGIA RENOVÁVEL NO ESTADO

Ontem, o governo estadual também instituiu o programa Paraná Energia Rural Renovável, que dará apoio à geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis e de biogás e biometano em unidades produtivas rurais. 

A ideia é que aos poucos os consumidores possam migrar do Tarifa Rural Noturna ao novo programa, que tem por objetivo ampliar a oferta de energia no meio rural por meio da utilização de fontes disponíveis, especialmente a solar e de biomassa. 

O programa de energia limpa será complementado no ano que vem com o lançamento do Banco do Agricultor e ainda vai ser regulamentado pelo Poder Executivo. O governo pretende utilizar linhas de financiamento e incentivos tributários.