Festa do Porco no Rolete recebe 25 mil pessoas

Mariana Ohde


Toledo recebeu, neste domingo (17), a tradicional Festa Nacional do Porco no Rolete. A suinocultura é a principal atividade econômica da cidade, representando 42% do valor bruto da produção, segundo o prefeito da cidade Lucio de Marchi.

O município, que tem um milhão de suínos alojados em granjas, é responsável por 38% da produção de suínos no Paraná e a cadeia movimenta cerca de R$ 830 milhões por ano.

A Festa do Porco do Rolete reúne cerca de 25 mil pessoas e serve, em média, 2.500 refeições. Segundo o presidente do Clube Caça e Pesca, Claudemir Rossi, nesta edição parte da renda arrecadada será destinada a entidades de assistência social do município e para o Hospital Bom Jesus. “Tivemos um aumento de 15% de público e de venda de estandes”, disse

A festa começou em 1974, com um desafio entre os sócios do Clube Caça e Pesca de assar um porco inteiro girando sobre as brasas. O concurso superou as expectativas e virou a Festa Nacional do Porco no Rolete.

O governador Beto Richa, que esteve presente no evento, ressaltou a relevância da festa, uma das maiores da gastronomia popular do Paraná, e o empenho dos organizadores para realizar o evento. Ele entregou o certificado da festa, cadastrada como primeira candidata ao registro de bem cultural de natureza imaterial do estado do Paraná. O processo está em fase de análise para o registro definitivo. Organizada pelo Clube de Caça e Pesca, a festa já faz parte do Patrimônio Cultural e Imaterial de Toledo.

“A festa orgulha a todos os paranaenses”, afirmou o governador.

 

 

 

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="481646" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]