Câmara e Senado vão debater programa de combate à febre aftosa

Mariana Ohde


As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados; e de Agricultura e Reforma Agrária, do Senado, têm audiência pública, na quarta-feira (7). O objetivo é discutir o plano estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Febre Aftosa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente o gado de leite e corte e os suínos. O evento foi proposto pelos deputados Sergio Souza (PMDB-PR) e Dulce Miranda (PMDB-TO).

Mercado mundial

“Nos últimos dez anos, o Brasil vem galgando posições de destaque no mercado mundial de produtos de origem animal devido ao melhoramento progressivo da situação sanitária do seu rebanho animal, além da inegável qualidade dos produtos exportados”, ressalta Sergio Souza.

“Para que novos e valiosos mercados possam ser prospectados, aumentando a participação mundial do agronegócio brasileiro, é necessária uma mudança qualitativa no status sanitário do País para febre aftosa, que poderá ser alcançado com o reconhecimento de país livre sem vacinação”, acrescenta o parlamentar.

A audiência acontece a partir das 14h.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="481192" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]