Embrapa atualiza ferramenta de cálculo de custo da pecuária

Mariana Ohde


A ferramenta que permite o cálculo do custo de produção da pecuária de corte, o CUSTObov, lançada em março deste ano pela Embrapa, acaba de ser atualizada. Entre as alterações, está a apresentação de indicadores de desempenho “por hectare”.

De acordo com um dos idealizadores do CUSTObov, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Fernando Paim Costa, como todo aplicativo está sujeito a aperfeiçoamentos, as informações constantes no CUSTObov foram ampliadas levando em consideração sugestões de usuários da planilha.

A nova versão do CUSTObov inclui, entre outras funções, um maior detalhamento da utilização do solo, subdividido em pastagens, áreas para produção de volumosos e outros cultivos permanente; cálculo e exposição da lotação média das pastagens, em cabeças e unidades animal; custos e receitas, antes apresentados apenas em reais, agora expressos em arrobas de boi gordo; entre outras.

O CUSTObov é constituído de várias planilhas. Nas planilhas “abertura”, “dados do rebanho”, “dados dos recursos”, “dados das despesas” e “dados das receitas” são inseridas as informações, sendo as únicas que permitem digitação. As demais apresentam relatórios com a consolidação dos resultados, apresentados na forma de números e gráficos.

O aplicativo foi estruturado de forma que os usuários obtenham resultados mesmo quando não contam com dados detalhados sobre cada componente do sistema. Assim, por exemplo, no caso dos produtos veterinários, basta informar o total gasto no ano com vacinas, vermífugos e outros medicamentos, sem especificar produtos, dosagens, consumos por categoria animal e preços unitários pagos. O mesmo ocorre com os suplementos (mineral e ração), para os quais basta digitar o valor total desembolsado no ano.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="5706" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]