Rússia suspende importação de carne bovina e suína do Brasil

Jordana Martinez


Redação com agências

O serviço de fiscalização veterinária e fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) suspendeu temporariamente as importações de carne bovina do Brasil. A suspensão vale a partir de dezembro.

Em comunicado divulgado ao mercado, o órgão do Governo russo informou que suspendeu 59 matadouros que trabalham com carne bovina e outros 32 que exportam carne suína do Brasil, em medida “ainda não confirmada pelo Ministério da Agricultura” brasileiro.

A medida teria sido tomada depois da deteção de ractopamina e outras substâncias usadas para estimular o crescimento da massa muscular dos animais na carne exportada pelas empresas brasileiras.

“Dada a gravidade da situação, a Rosselkhoznadzor é forçada a tomar medidas urgentes para proteger os consumidores russos e o mercado alimentar doméstico e introduzir restrições temporárias a partir de 1º de dezembro deste ano”, disse a agência.

A Rússia é o quinto maior importador de carnes e de derivados de carne do Brasil.

 

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.