PF deflagra operação contra desvios em financiamentos agrícolas

Mariana Ohde


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (31) a segunda fase da Operação Turbocred, que apura o desvio de verbas em financiamentos agrícolas operados pelo Banco do Brasil.

Foram 39 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Goiás. A operação mira tomadores de empréstimos,, funcionários e ex-funcionários do banco.

As irregularidades teriam acontecido entre 2012 e 2015 e envolvem casos como o de obtenção de financiamentos para atividade agrícola em imóvel próprio, que foi usado em imóvel arrendado a terceiros; falsificação de carta de arrendamento para a tomada de empréstimos para custear atividade agrícola fictícia e a tomada de financiamentos para diversos empreendimentos agrícolas, sem capacidade financeira. Funcionários do Banco do Brasil também teriam recebido propina para realizar as operações.

A segunda fase foi deflagrada com base em documentos analisados na primeira. Ao todo, 149 operações de financiamento agrícola e outros 13 tipos de financiamentos foram analisados. 90% deses continham indícios de fraude.

Em nota, o Banco do Brasil informou que está colaborando com as investigações.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal