Armazéns do sudoeste paranaense são recadastrados pela Conab

Mariana Ohde


As unidades armazenadoras localizadas na região sudoeste do Paraná estão sendo recadastradas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esta segunda etapa do censo no estado será concluída na próxima sexta-feira (24). Com capacidade estática total de 29,8 milhões de toneladas,  o Paraná é o segundo maior do Brasil em termos de armazenagem, responsável por aproximadamente 19% da capacidade estática de todo o país.

Para conseguir estender a ação em todo o estadi, a Conab subdividiu o censo em sete etapas, de acordo com o número de armazéns já cadastrados em cada região. O sudoeste paranaense possui atualmente 337 armazéns cadastrados, com capacidade estática de aproximadamente 1,8 milhão de toneladas.  A primeira etapa do censo ocorreu nos meses de setembro e outubro, na região norte-central do estado.

Durante o censo, é realizado tanto o cadastramento de novos armazéns quanto a revalidação das informações de armazéns já cadastrados. Isso permite levantar informações sobre quantas unidades armazenadoras estão estabelecidas nos municípios, registrar sua identificação, capacidade estática e outros dados de qualificação técnica. As informações ficam disponíveis no Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de Produtos Agrícolas e são utilizadas pelo governo federal no planejamento de políticas públicas para o setor.

Os municípios visitados nesta etapa do censo são Amperé, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Chopinzinho , Cruzeiro do Iguaçu , Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Itapejara d’Oeste, Manfrinópolis, Mariópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Isabel do Oeste, Santo Antonio do Sudoeste, São João, São Jorge do Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê e Vitorino.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal