Consumidores compram produtos de cooperativas, mas nem sempre sabem disso

Jordana Martinez


Redação com Sistema Ocepar

Reportagem especial publicada na revista Paraná Cooperativo, do Sistema Ocepar, traz detalhes sobre a pesquisa feita pelo Instituto Datacenso com o propósito de apontar a percepção dos paranaenses sobre a imagem e o posicionamento do cooperativismo paranaense e suas marcas.

Metade dos entrevistados disseram não consumir marcas do setor. Mas, na prática, quase todos consomem algum produto produzido por cooperativas, sem saber disso.

“O conteúdo desta pesquisa oferece subsídios importantes para a tomada de decisões, principalmente no que se refere à forma como o cooperativismo deve se posicionar perante os consumidores e, também, as estratégias que deve adotar para que seus produtos sejam mais consumidos e reconhecidos pela população”, salienta José Roberto Ricken, na seção Palavra do Presidente.

Para o economista Claudio Shimoyama, diretor-presidente do Instituto Datacenso, é preciso dar mais visibilidade aos produtos das cooperativas paranaenses. “A pesquisa mostra que, mesmo aquela pessoa que diz não consumir produtos de cooperativa, muitas vezes consome as marcas do setor, mas desconhece a sua origem”, afirma.

A pesquisa ouviu 1.023 consumidores paranaenses – das classes A, B, C e D – e também de 51 proprietários, diretores ou gerentes de supermercados. A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 31 de agosto, em pontos de venda nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Veja a matéria completa em  Paraná Cooperativo

 

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.