
Paraná avança na colheita de feijão, mas chuva traz preocupações
Redação
03 de junho de 2022, 10:57
O número representa um crescimento de 8% em relação à carga exportada no Porto de Paranaguá durante os quatro primeiros meses de 2021.
Redação - 04 de junho de 2022, 10:00
O terminal do Porto de Paranaguá exportou no primeiro quadrimestre deste ano 608.105 toneladas de carnes de aves congeladas.
Isso representa um aumento de 8% comparado às 552.069 toneladas carregadas nos mesmos quatro meses do ano passado. Vale ressaltar que 82% de todo esse frango é da produção no Paraná.
A movimentação do período gerou receita de mais de US$ 1 bilhão, segundo dados do Ministério da Economia. No ano passado, foi de US$ 792.295.824. Essa diferença é maior que 34%.
Além disso, de toda carne de frango exportada pelos portos brasileiros, 43,8% saíram por Paranaguá, ainda de acordo com os dados do sistema nacional.
O balanço da movimentação portuária de janeiro a abril deste ano confirma que o Paraná segue sendo a principal saída do produto para o mundo.
PAÍSES COMPRADORES DE FRANGO CONGELADO A PARTIR DO PORTO DE PARANAGUÁ
A carne de frango representa 38% de todos os produtos que saem em contêineres pelo Porto de Paranaguá.
Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a TCP, empresa que administra o terminal e opera os contêineres no Porto de Paranaguá, tem a maior estrutura para cargas refrigeradas da América Latina.
“No pátio, são 3.624 tomadas para a conexão de contêineres”, diz.
Posicionando-se como líder de mercado no segmento de carnes e congelados, o terminal ainda conta com dois ramais ferroviários com acesso direto à área alfandegada, com funcionamento 24 horas por dia, sistema wi-fi – que possibilita o monitoramento das cargas em tempo real.
“Inclusive, a movimentação de carnes e outros congelados é responsável por 80% da movimentação da ferrovia no local”, acrescenta Garcia.
De carne bovina, 65.054 toneladas foram exportadas em contêineres pelo Porto de Paranaguá no mesmo período. De carne suína foram 32 mil toneladas.
O terminal paranaense é o 2º, entre os portos brasileiros, na exportação da carne de boi e o 3º no embarque da carne suína.