Portos do Paraná escoam 84% da soja exportada no Brasil

Redação

Portos do Paraná escoam 84% da soja exportada no Brasil

Os Portos de Antonina e Paranaguá no Paraná são responsáveis por escoarem 84% da soja exportada pelo Brasil nos primeiros quatro meses de 2020.

Os dados são do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), que apontaram que os Portos do Paraná ampliaram em 12% o volume exportado de soja no mês de abril.

Foram embarcados pelos Portos do Paraná 73,1 mil toneladas de soja, enquanto que no mesmo período de 2019 foram exportados via Antonina e Paranaguá 65,5 mil toneladas do grão.

Também se destacou os embarques de óleo de soja, com crescimento de 65% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período de 2019. Neste ciclo foram exportados 198.133 toneladas do líquido de origem vegetal.

A maior parte da produção escoada pelos Portos do Paraná são oriundas dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina, com destino para a China e a Índia.

As movimentações de óleo de soja nos Portos do Paraná devem continuar em alta em 2020, com a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) tendo estimativa que o Brasil exporte mais 500 mil toneladas do produto até o final do ano.

Previous ArticleNext Article