(Foto: Bruno Slompo/CMC)

Produção de carne bate recordes no Paraná em 2020

Apesar da crise econômica decorrente da pandemia do coronavírus, a produção de carne bateu recordes no Paraná. O ano de ..

Apesar da crise econômica decorrente da pandemia do coronavírus, a produção de carne bateu recordes no Paraná. O ano de 2020 foi marcado por números positivos de produção e exportação na cadeia de carnes e proteínas de origem animal.

As projeções da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e os dados já consolidados indicam que foi o melhor ano da história nas indústrias do setor. Além disso, houve salto no volume de exportações, com quase 2 milhões de toneladas comercializadas com outros países.

Esse movimento foi impulsionado pelo crescimento orgânico das cooperativas e agroindústrias, mesmo diante das incertezas da pandemia, e da demanda no mercado interno, turbinado pelo auxílio emergencial, e no mercado externo, com a Peste Suína Africana.

Conforme a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, os resultados de 2020 indicam que o Paraná se firma, cada vez mais, como maior produtor de frangos, segundo em suínos, ovos e no mercado leiteiro e entre os dez principais produtores de carne bovina, além de um dos maiores exportadores do País.

O balanço dos números consolidados foi feito pela Secretaria da Agricultura e pela Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná).

“O Paraná é um celeiro de grãos, se mantém forte no mercado de carnes e valoriza a agricultura familiar. O ano foi desafiador em diversos segmentos, mas o agronegócio mais uma vez respondeu com aumento de produção, qualidade sanitária e tecnologia, o que garantiu a segurança alimentar da nossa população e de boa parte do mundo”, disse o governador Ratinho Junior.

Ele destacou que as perspectivas são ainda mais otimistas para 2021 com o reconhecimento, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), de zona livre de febre aftosa sem vacinação, previsto para maio. O selo facilitará a abertura de novos mercados internacionais, impulsionando o setor produtivo interno.

O governador também citou a consolidação do Descomplica Rural. Apenas em 2020 foram emitidas 20.021 licenças ambientais, crescimento de 13,5% em relação a 2019.

*Com informações da Seab