Agronegócio
Compartilhar

Show Rural Coopavel 2022: IDR-Paraná promove 13 atividades

A 34ª edição do Show Rural Copavel acontece entre os dias 7 e 11 de fevereiro de 2022, em Cascavel, na região oeste do Paraná

Redação - 26 de janeiro de 2022, 14:18

Divulgação/Assessoria Show Rural
Divulgação/Assessoria Show Rural

Na edição deste ano do Show Rural Coopavel, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) promove 13 atividades para os agricultores, apresentadas por mais de 100 técnicos e pesquisadores que integram todas as áreas do campo. 

Entre as novidades, estão os espaços de bioenergia e energias renováveis e um barracão para a agroindústria familiar paranaense. Além de entender novas pesquisas, também é possível aprender tecnologias modernas que podem ser adotadas na produção agropecuária. 

Confira abaixo as atividades que estarão disponíveis no espaço do IDR-Paraná no Show Rural Coopavel 2022!

  • Vitrine Agroecológica: Demonstrarão aos visitantes de diversos sistemas de produção de alimentos orgânicos, com valores agregados, com tecnologias de baixo custo e adaptados para as diferentes modelos de produção sustentáveis.
  • Produção Sustentável: A produção de grãos de forma sustentável aparece como um destaque nesta edição, desde a implantação até colheita, com ênfase nos tratos culturais; a utilização de cultivos rotacionados e plantas de cobertura; a utilização dos dejetos animais na complementação da fertilização do sistema e a recuperação da permeabilidade dos solos.
  • Plantas medicinais: Na área das plantas medicinais, as atividades serão centradas na identificação e no reconhecimento das principais espécies de plantas medicinais e aromáticas que poderão compor a farmácia caseira e as especiarias para a culinária no preparo de pratos especiais.
  • Olericultura: Com o foco na produção com qualidade e com o reduzido uso de agroquímicos serão apresentados diferentes tipos de cultivos, enfatizando o sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH). Receberão uma atenção especial as espécies de olerícolas com alto valor nutritivo e valor agregado em ambiente protegido.
  • Fruticultura: Toda a área foi remodelada com o plantio de novas espécies adaptadas na região, graças à unificação das áreas de pesquisa e extensão. As cultivares de uva, figo, goiaba, caqui, banana já implantadas na área se somarão à outras espécies a serem adicionadas, como acerola, citros, maçã, ameixa, abacaxi, maracujá e pitaia. Em toda a área haverá QRcodes para que o produtor acesse a informação sobre as culturas, variedades, tratos culturais, controle fitossanitário, colheita e pós-colheita.
  • Agroindústria Familiar: Foi construído um barracão com 450 metros quadrados em parceria com a Coopavel, Fetaep, IDR-Paraná e Secretaria da Agricultura e Abastecimento, onde os produtos serão expostos e comercializados por 30 expositores entre cooperativas e associações.
  • Pecuária: A pecuária de corte e a produção de bovinos de leite estão no centro das atenções, mas a área também terá aplicações na produção de pasto, mostra de forrageiras e os sistemas integrados lavoura-pecuária. A criação de bezerras e novilhas, manejo, nutrição, sanidade e bem-estar para a obtenção de leite de qualidade será tratada em parceria com laticínios da região.
  • Promoção Social e Cidadania: Três pontos integram este setor. O Caminho das Águas, com técnicas modernas de proteção de fontes e modelos de sistema de destinação de dejetos; Cozinha da Roça e Mundo das Cucas, para manter a culinária como fonte de renda dos produtores com ênfase para as cultivares de trigo mais apropriadas para as receitas e uma deliciosa área com receitas de cucas que é o tradicional alimento da região; e Artesanato, em parceria com prefeituras da região, com exposição e comercialização de artesanatos confeccionados pelas mulheres agricultoras, clubes de mães e associações de artesãos da região oeste.

  •  

    Piscicultura: Neste espaço os visitantes conhecerão técnicas modernas de criação e manejo de peixes de cativeiro, uma boa forma de agregar diversidade e renda na propriedade.

  •  

    Paisagismo: Os tradicionais jardins do Show Rural, que tanto atraem os visitantes, estão mais uma vez preparados por Vânia Lima Baratto, servidora do IDR-Paraná. As plantas passaram por um cuidadoso processo para que possam desabrochar durante o evento. 

  •  

    Turismo Rural: Os extensionistas estarão disponíveis para esclarecer aos visitantes e interessados, como organizar um circuito de turismo no meio rural, como realizar as construções e efetuar os atrativos para que as pessoas sejam motivadas para as visitas.

  •  

    Energias Renováveis: Os visitantes poderão observar, na prática, as alternativas de produção de energias limpas, com o funcionamento de usina eólica, fotovoltaica e da biomassa. No espaço será possível conversar com os integrantes do Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), dando início a viabilização de projetos. Além de conhecer as linhas de crédito disponíveis, como o Banco do Agricultor Paranaense.

  •  

    Pesquisa: Pesquisadores que atuam na pesquisa do soja, milho, mandioca, feijão, café, fruticultura, manejos de pragas e culturas, pecuária e solo estarão disponíveis para a troca de informações com o produtor. Neste espaço também serão apresentados os últimos resultados em pesquisa de cultivares para a região.

SHOW RURAL COPAVEL 2022

A 34ª edição do Show Rural Copavel acontece entre os dias 7 e 11 de fevereiro de 2022, em Cascavel, na região oeste do Paraná. Neste ano, um hub de inovação para o agronegócio será montado, além de um centro de tecnologia para a avicultura e o pavilhão que vai abrigar a agroindústria familiar. 

Os visitantes, que vão percorrer o parque respeitando as regras sanitárias devido à pandemia da Covid-19, terão a oportunidade de conhecer novas soluções que chegam com força ao campo, como uma estrutura eólica para a geração de energia.

“Teremos uma grande variedade de conteúdos. Quem visitar esse espaço ficará surpreso com as possibilidades e oportunidades que o universo da tecnologia oferece”, diz o coordenador do evento, José Rodrigues da Costa Neto.