Soja pode ser semeada a partir desta sexta-feira em todo Paraná

Redação

Soja pode ser semeada a partir desta sexta-feira em todo Paraná

As lavouras de soja no Paraná podem começar a serem semeadas a partir desta sexta-feira (11) visando a safra verão do ciclo 2020-2021.

Até esta quinta-feira (10), o estado se encontrava em vazio sanitário para a soja. Essa prática é adotada desde 2007 no Paraná para precaver a presença da ferrugem da soja nas lavouras, erradicando qualquer vestígio do grão nos terrenos por um período de ao menos três meses.

Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, serão semeados 5,5 milhões de hectares de soja em todo Paraná.

Com isso, a expectativa é que sejam colhidos 20,38 milhões de toneladas de soja neste ciclo. Mas o Simepar emitiu alertas aos produtores que o tempo seco deve seguir no Paraná nas próxima semanas, dificultando o início do plantio.

Mesmo assim os produtores estão otimistas com os preços pagos pela soja no mercado, em torno de R$ 117,00 pela saca. Esse número é 60% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Já os produtores de milho primeira safra (verão) cultivaram até esta sexta-feira, 17% dos 359 mil hectares previstos para plantio no ciclo.

A colheita da segunda safra (2019-2020) do grão atingiu a marca de 89% de 2,3 milhões de hectares plantados, sendo que o mercado tem pago mais de R$ 45,00 pela saca do produto.

LEIA MAIS: Arroz tem preço alto, mas vai continuar nas prateleiras, diz ministra da Agricultura

Previous ArticleNext Article