Tecpar publica edital para construção de laboratório de produtos veterinários

Redação

Tecpar publica edital para construção de laboratório de produtos veterinários

O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) publicou edital para a construção de um novo Laboratório de Produção de Insumos para Diagnóstico Veterinário.

A expectativa do Tecpar é que a nova unidade possa produzir 40 milhões de doses por ano desses produtos para o diagnóstico de doenças como a tuberculose, brucelose e leucose em rebanhos bovinos, suínos e ovinos.

Em dois anos o laboratório deve iniciar a repassar os testes que atendem o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O custo total da obra está orçado no valor de R$ 15,4 milhões e será destinado pelo Fundo Paraná, sendo construído no câmpus CIC do instituto, localizado em Curitiba.

“Historicamente o Tecpar produziu esses kits, mas a planta precisou passar por uma modernização. A intenção é voltar a fabricar insumos para prevenir doenças que podem causar diversos prejuízos aos pecuaristas e apoiar a exportação agropecuária”, explicou o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

Serão produzidos no laboratório os seguintes compostos:

  • reagentes para diagnóstico de tuberculose bovina, que incluem a tuberculina PPD bovina e a tuberculina PPD aviária;
  • reagentes para diagnóstico de brucelose bovina, com a produção de Antígeno Acidificado Tamponado (ATA), Antígeno para Prova Lenta e Antígeno para Prova do Anel do Leite (Ring test);
  • Kits de diagnóstico pela técnica de imunodifusão em gel de ágar (IDGA), com kits para diagnóstico de Brucella ovis e para Leucose Enzoótica Bovina.

A produção de insumos pelo Tecpar foi iniciada na década de 1950, com o então Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas sendo um dos pioneiros nas investigações epidemiológicas sobre brucelose e tuberculose no Paraná.

Previous ArticleNext Article