Agronegócio
Compartilhar

Trigo: consumo aumenta na região dos Campos Gerais

O estado é o maior produtor do cereal no Brasil, com cerca de 50% da produção nacional, de acordo com dados do Deral (Departamento de Economia Rural).

Redação - 05 de junho de 2022, 10:00

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O consumo e a produção de trigo aumentaram e impactaram a região dos Campos Gerais do Paraná. A demanda cresceu 15% em 2021 no país, segundo pesquisa da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).

O estado é o maior produtor do cereal no Brasil, com cerca de 50% da produção nacional, de acordo com dados do Deral (Departamento de Economia Rural). No último ano, houve aumento de 2,9% na produção do grão.

Na região dos Campos Gerais, as três cooperativas pertencentes à Unium (Frísia, Castrolanda e Capal) inauguraram, em 2014, o moinho Herança Holandesa, produzindo 25 tipos diferentes de farinha de trigo.

A marca tem uma linha completa para massas e pães industriais, além da linha de farinhas 100% integrais para indústria e varejo. Em 2021, mais de 145 mil toneladas de trigo foram processadas e o faturamento passou dos R$ 280 milhões - um crescimento de 33% na comparação com o último ano. 

Completando oito anos em 2022, a unidade tem 80 colaboradores. "Neste momento, estamos em fase de estudos para aumentar a produção, além de investimentos na fábrica para garantir ainda mais a segurança alimentar”, conta o coordenador de negócios do moinho de trigo da Unium, Cleonir Vitorio Ongaratto.