aniversário
Compartilhar

Jardim Botânico faz 26 anos e ganha nova identidade visual comemorativa

Com Metro JornalHá 26 anos a capital paranaense inaugurou o espaço que anos depois iria se tornar referência paisagístic..

Guilherme Grandi - 05 de outubro de 2017, 11:24

Faz 26 anos que a paisagem de Curitiba mudou e a estufa do Jardim Botânico é presença quase obrigatória nas fotografias dos turistas e locais. Curitiba. [foto: Pedro Ribas/SMCS]
Faz 26 anos que a paisagem de Curitiba mudou e a estufa do Jardim Botânico é presença quase obrigatória nas fotografias dos turistas e locais. Curitiba. [foto: Pedro Ribas/SMCS]

Com Metro Jornal

Há 26 anos a capital paranaense inaugurou o espaço que anos depois iria se tornar referência paisagística da cidade. Para comemorar a data, o Jardim Botânico ganhou uma logomarca junto à recente coleção Jardim das Araucárias do Mundo – que tem seis das 18 espécies dos pinheiros no planeta.

Foram plantadas nesta semana duas mil mudas de petúnias cor-de-rosa e tagetes na cor laranja, formando o contorno da estufa, inspirada no antigo Palácio de Cristal de Londres, e o número que representa a nova idade.

Segundo a prefeitura, mais de um milhão de pessoas visitam o local por ano, sendo o ponto com maior número de desembarques dos ônibus da Linha Turismo.

Famoso pela estufa de ferro e vidro, que abriga exemplares vegetais de regiões tropicais, o Jardim Botânico possui diversas outras atrações. Com 178 mil m2, a unidade tem 40% de sua área correspondente a um Bosque de Preservação Permanente com nascentes formadoras dos lagos, além de pistas e trilhas de caminhada.

Outro atrativo é o Jardim das Sensações, caminho sensorial de 200m com plantas nativas, aromáticas e medicinais. Há ainda o Museu Botânico, um auditório e o quarto maior Herbário do país.

Neste ano o local recebeu nova iluminação e a reorganização e troca de plantas da estufa.