
Crédito para redução de gases do efeito estufa cresce 1.318%
Mariana Ohde
03 de outubro de 2017, 07:27
Com informações da ANPRO Paraná ganhou, no final de setembro, mais duas rotas de turismo rural formalizadas. No d..
Mariana Ohde - 03 de outubro de 2017, 09:15
Com informações da ANPR
O Paraná ganhou, no final de setembro, mais duas rotas de turismo rural formalizadas. No dia 27, o governador Beto Richa sancionou a lei que cria a Rota do Vinho, abrangendo 36 municípios, e a lei que regulamenta a Rota dos Tropeiros, com 22 cidades, nos Campos Gerais.
As duas lei já estão publicadas.
Em agosto, já haviam sido sancionadas a inclusão da Caminhada Peregrina Caminho Terra do Sol que tem percurso de 100 quilômetros entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida, e a Festa do Pacu de Icaraíma. O Paraná tem, hoje, 224 municípios e 14 regiões presentes no Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo Ministério do Turismo.
A Rota do Vinho deve incentivar a produção no Paraná, desenvolver o turismo nas regiões produtoras e, principalmente, gerar emprego e renda. A lei foi proposta pelos deputados estaduais Anibelli Neto, Chico Brasileiro e Maria Victória. Dos 36 municípios que fazem parte da Rota do Vinho, 12 estão no Sudoeste, nove no Oeste, seis na Região Metropolitana de Curitiba, dois no Sul, Centro-sul e Norte e um município fica no Noroeste.
De acordo com o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, a lei chancela o potencial vitivinicultor e fortalece a modalidade de enoturismo no Paraná. “O Paraná ganha um instrumento para incentivar o turismo e apoiar o empreendedor para buscar mais qualidade nos serviços que oferece”, disse Gimennes.
O Paraná é o quarto maior produtor de uvas do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. As uvas – de mesa e para processamento – representaram 3,9% do volume de frutas produzidas no estado. Francisco Beltrão (Sudoeste) é o maior produtor.
Com a lei, a Rota do Vinho será incluída no Calendário Oficial. “O fomento ao turismo é um processo contínuo e a lei é mais uma etapa para este fortalecimento”, afirmou o presidente da Paraná Turismo.
A lei 19.141/17, que regulamenta a Rota dos Tropeiros, nos Campos Gerais, estabelece diretrizes aos estabelecimentos que compõe a rota para serem considerados turismo rural.
A Rota dos Tropeiros é um roteiro que passa por 22 municípios. Foi criada em 2002 e incluída no calendário oficial do estado em 2012 para fomentar o turismo e divulgar a história paranaense, mas faltava a regulamentação para que os serviços oferecidos fossem amparados pelas leis de turismo rural e deslanchar o projeto.
“Havia uma insegurança dos empreendedores de investirem na Rota dos Tropeiros, por não ser uma atividade regular. O amparo legal é um grande avanço pois traz segurança e criam condições favoráveis para captação de recursos”, explicou o presidente da Paraná Turismo. A regulamentação de atividade foi proposta pelos deputados estaduais Anibelli Neto e Rasca Rodrigues.