áreas de restinga
Compartilhar

Plano Safra para 2017/2018 será debatido em audiência na quarta-feira

O Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018 será tema de uma audiência pública na quarta-feira (30), na Comissão de Agricultur..

Mariana Ohde - 28 de agosto de 2017, 09:21

Foto: Flickr / Ademar Traiano
Foto: Flickr / Ademar Traiano

O Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018 será tema de uma audiência pública na quarta-feira (30), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O pedido para a audiência pública é do senador Ivo Cassol (PP-RO), presidente da CRA. Foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Plano Safra é lançado anualmente pelo governo federal e trata desde questões relativas ao crédito rural até o gerenciamento de riscos para o agronegócio. Em junho, o presidente Michel Temer anunciou R$ 190,2 bilhões de recursos, valor que supera os R$ 185 bilhões oferecidos para o período 2016/2017.

Com a previsão de mais um recorde de safra — aproximadamente 232 milhões de toneladas de grãos — um problema antigo do setor pode ser acentuado - a capacidade de armazenamento, assunto que deve ser discutido na reunião.

Os juros cobrados em financiamentos também devem ser questionados. Desta vez, houve a redução de um ponto percentual ao ano nas linhas de custeio e investimento e de dois pontos nos programas voltados à armazenagem e inovação tecnológica. Em discurso no Plenário, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) disse que a queda foi insuficiente, principalmente num cenário de baixa da taxa Selic. Kátia foi ministra da Agricultura no governo Dilma Rousseff.

A audiência é aberta à participação da sociedade pelos canais de interatividade do Senado.