áreas de restinga
Compartilhar

Temporais afetaram mais de 4 mil pessoas no Paraná

Os temporais do final de semana atingiram 4.483 pessoas entre o domingo (1º) e as 6h30 desta terça-feira (3). A Defesa C..

Mariana Ohde - 03 de outubro de 2017, 06:57

Os temporais do final de semana atingiram 4.483 pessoas entre o domingo (1º) e as 6h30 desta terça-feira (3). A Defesa Civil registrou danos em 23 municípios do Paraná. Uma pessoa ficou ferida, em Santa Izabel do Oeste.

A maior parte das cidades afetadas é da região Oeste. A situação é mais crítica em Bela Vista da Caroba, onde 715 pessoas foram afetadas. Em Pérola do Oeste foram 620 pessoas e, nas cidades de Santo Antônio do Sudoeste, Pato Branco e Manfrinópolis, 500 pessoas foram afetadas em cada cidade.

O incidente mais grave ocorreu em Pato Branco, na noite de domingo, quando cinco funcionários de um circo tiveram ferimentos leves após a lona desabar. 989 casas foram danificadas e 38 pessoas seguem desalojadas em três cidades - Bela vista da Caroba, Pérola do Oeste e Vitorino.

De acordo com major Antônio Schinda, da 12ª Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Sudoeste), vários pontos ficaram sem luz, houve queda de árvores e destelhamentos. “Temos equipes atuando em diversas regiões, fazendo a retirada das árvores e dando apoio à população”, disse Schinda nesta segunda-feira (2).

Segundo a Copel, cerca de 50 mil unidades chegaram a ficar sem energia. Com o trabalho de 1,2 mil técnicos da empresa, o número foi reduzido para 14 mil unidades (cerca de 0,3% do total) até a última atualização, no início da noite desta segunda-feira. Segundo a Copel, são locais remotos, de difícil acesso.

Em Curitiba, nenhum dano chegou a ser contabilizado pela Defesa Civil. Houve apenas alagamentos e quedas de árvores, diz a prefeitura.

Previsão do tempo

De acordo com o meteorologista do Simepar, Samuel Braum, o tempo deve melhorar até sexta-feira, quando a previsão é de que a chuva retorne.

Hoje, a frente fria que chegou ao Brasil segue atuando no Sudeste do país, deixando o tempo mais estável, sem previsão de chuvas, no Paraná. Um ar mais seco e menos aquecido volta a predominar sobre todo o Sul do Brasil.

Com isso, segundo o Simepar, as temperaturas ficam mais baixas no amanhecer em boa parte das regiões paranaenses, com destaque para o Centro-Sul, onde ficam abaixo dos 8 °C. À tarde, elas voltam a subir entre o Oeste e o Noroeste do Paraná.

Na quarta-feira (4), o centro da massa de ar frio se concentra entre o Norte de Santa Catarina e o Sul do Paraná, o que mantém o tempo estável, sem chuva e com temperaturas mais baixas na metade Sul do estado. Na quinta-feira (5), a temperatura volta a se elevar nas diversas regiões paranaenses.