
Veja os votos dos deputados e os valores das emendas liberadas
Jordana Martinez
02 de agosto de 2017, 19:00
Dezesseis dos 30 deputados federais paranaenses votaram a favor do relatório da Comissão de Constituição e Justiça da Câ..
Roger Pereira - 02 de agosto de 2017, 19:24
Dezesseis dos 30 deputados federais paranaenses votaram a favor do relatório da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pelo arquivamento do pedido de investigação contra o presidente da República Michel Temer. Onze deputados votaram contra, alguns deles contrariando orientações de seus partidos, e outros três não participam da sessão.
Os deputados que votaram a favor de Temer defenderam, na maioria, a estabilidade do país o crescimento econômico e as reformas que o governo vem encaminhando. Os que votaram a favor da investigação ressaltaram a gravidade da denúncia, a necessidade de se investigar e, até, a possibilidade de o presidente se defender e afastar as suspeitas contra ele.
Alguns votos contrários ao relatório causaram surpresa, como o de Sandro Alex, do PSD, partido que fechou questão com Temer, e Fernando Francischini (SD) que justificou seu voto pela coerência e respeito ao trabalho da instituição de que é originário, a Polícia Federal. Já o deputado João Arruda (PMDB), sobrinho do senador Roberto Requião (PMDB), que lançou uma frente “Fora Temer” há algumas semanas, seguiu a orientação do partido e, sem justificar, votou a favor do relatório. "Michel Temer será investigado. Mas é necessário manter estabilidade institucional. Não se pode trocar de presidente a cada três meses", justificou Arruda ao Paraná Portal.
Dos três deputados que se ausentaram, dois tinha orientação partidária para votar em favor de Temer, o ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio (PMDB) e Reinhold Stephanes (PSD). Além deles, não votou o ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci, do PSB, partido que orientou pelo voto contra o presidente. “Quem se ausenta é covarde”, provou Zeca Dirceu (PT) ao registrar seu voto
Veja como votaram os deputados paranaenses sobre a abertura de processo contra Temer:
Sim (pelo arquivamento da denúncia)
Alex Canziani - PTB
Alfredo Kaefer - PSL
Dilceu Sperafico - PP
Edmar Arruda - PSD
Evandro Roman PSD
Giacobo - PR
Hermes Parcianello – PMDB
João Arruda - PMDB
Luiz Carlos Hauly - PSDB
Luiz Nishimori - PR
Nelson Meurer - PP
Nelson Padovani PSDB
Osmar Bertoldi - DEM
Sergio Souza - PMDB
Takayama - PSC
Toninho Wandscheer - PROS
Não (contra o relatório, a favor da abertura de processo
Aliel Machado - REDE
Assis do Couto - PDT
Christiane de Souza Yared - PR
Delegado Francischini - Sd
Diego Garcia – PHS
Enio Verri - PT
Leandre - PV
Leopoldo Meyer - PSB
Rubens Bueno - PPS
Sandro Alex - PSD
Zeca Dirceu – PT
Ausentes
Luciano Ducci (PSB)
Osmar Serraglio (PMDB)
Reinhold Stephanes (PSD)