
Temos que saber jogar contra uma equipe que está jogando por uma bola, analisa Fabiano Soares
Francielly Azevedo
10 de outubro de 2017, 12:26
Terceira colocada da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a Holanda não vai para a Copa da Rússia, no ano que vem. Os holand..
Roger Pereira - 10 de outubro de 2017, 19:15
Terceira colocada da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a Holanda não vai para a Copa da Rússia, no ano que vem. Os holandeses terminaram em terceiro lugar o grupo A das Eliminatórias europeias e estão eliminados. Neste grupo, a França confirmou o favoritismo e garantiu a vaga direta para o mundial, enquanto a Suécia disputará a repescagem.
A França chegou à última rodada dependendo apenas de seu resultado para assegurar a classificação. E com uma missão que não era das mais difíceis: vencer Belarus em casa. A tensão pela obrigação da vitória, no entanto, fez o jogo tornar-se mais complicado do que se apresentava, e os franceses asseguraram a classificação com uma vitória por 2 a 1.
A Holanda precisava de um milagre para chegar à repescagem: golear a Suécia por mais de 6 gols de diferença. Jogando em casa, até conseguiu a vitória, mas o 2 a 0 foi insuficiente para tirar a vantagem dos suecos no saldo de gols.
Portugal garante vaga em casa
O saldo de gols também foi decisivo para Portugal conquistar sua vaga direta na Copa do mundo. Em confronto direto pelo primeiro lugar do Grupo B, os portugueses bateram a Suíça por 2 a 0, em casa e chagaram aos mesmos 27 pontos (nove vitórias e uma derrota) do rival, terminando a eliminatória na liderança graças ao saldo de gols (28 a 16). Com a derrota, os suíços jogarão a repescagem.
Com a Bélgica já garantida na Copa, a atração do Grupo H nesta última rodada era a disputa pelo segundo lugar no grupo e a consequente naga na repescagem. A Bósnia até fez sua parte, ao vencer a Estônia fora de casa, por 2 a 1. Mas, para continuar com chances de disputar sua segunda Copa, os bósnios precisavam de um improvável tropeço da Grécia diante da lanterna Gibraltar, o que não aconteceu. 4 a 0 para os gregos, que se garantiram na repescagem.
Como havia nove grupos nas eliminatórias europeias e apenas oito vagas para a repescagem, o pior entre os segundos colocados acabou eliminado. Quem sobrou foi a Eslovênia, segunda colocada do Grupo F, o da Inglaterra, com 18 pontos.
Agora, Suécia, Suíça, Irlanda do Norte, Irlanda, Dinamarca, Itália, Grécia e Croácia disputarão quatro vagas no sistema mata-mata. O sorteio dos confrontos ocorre na próxima terça-feira.
Com as classificações de França e Portugal, são 19 as seleções já classificadas para a Copa da Rússia. Confira a lista:
Rússia
Brasil
México
Costa Rica
Alemanha
Bélgica
Espanha
Inglaterra
Polônia
Islândia
Sérvia
França
Portugal
Coréia do Sul
Japão
Arábia Saudita
Irã
Egito
Nigéria