câmara dos deputados
Compartilhar

Bélgica é a primeira seleção a se garantir na Copa pelas eliminatórias europeias

A duas rodadas do final da primeira fase das eliminatórias européias para a Copa de 2018, na Rússia, a Bélgica foi a pri..

Roger Pereira - 03 de setembro de 2017, 18:27

A duas rodadas do final da primeira fase das eliminatórias européias para a Copa de 2018, na Rússia, a Bélgica foi a primeira seleção do continente (além da Rússia, país sede) a garantir vaga no mundial. Os belgas derrotaram a Grécia, fora de casa, neste domingo por 2 a 1, chegaram a 22 pontos na liderança do grupo A e não podem mais serem alcançados. Com a derrota, a Grécia, que tem 13 pontos, perdeu a vice-liderança (que vale vaga na repescagem) para a Bósnia, que bateu Gibraltar neste domingo (4 a 0). O Chipre (10 pontos) perdeu por 1 a 0 para a Estônia (8 pontos) e se complicou.

A Bélgica se junta a Rússia, Brasil, Irã, Japão e México como as seleções já garantidas na Copa. Faltam 26 vagas.

França tropeça e Holanda respira

Após golear a Holanda por 4 a 0 no meio de semana e descolar na liderança do grupo A, a França tropeçou na vice-lanterna Luxemburgo e não saiu o 0 a 0, vendo a Suécia, que venceu a Bielorrússia por 4 a 0 encostar perigosamente. Agora, França tem 17 pontos, contra 16 da Suécia. A Holanda se recuperou da goleada, venceu a Bulgária por 3 a 1 e assumiu a terceira posição do grupo com 13 pontos, e ainda com chances de classificação. Na última rodada, em outubro, a Holanda recebe a Suécia, em jogo que deve ser decisivo.

 

Suíça e Portugal confirmam favoritismo

Outro grupo que só deve ser decidido na última rodada é o grupo B. A Suíça continua com 100% de aproveitamento. Chegou à oitava vitória em oito jogos, ao bater a Letônia por 3 a 0. Portugal, por sua vez, venceu a sétima em oito jogos (só perdeu para a Suíça) ao fazer 1 a 0 na Hungria. No outro jogo do grupo, Ilhas Faroe venceu Andorra por 1 a 0. Suíça e Portugal já se garantiram, ao menos, na repescagem. A vaga direta na Copa será decidida no dia 10 de outubro, quando as duas seleções se enfrentam em Portugal.