câmara dos deputados
Compartilhar

Campeonato Brasileiro não terá árbitro de vídeo

O Campeonato Brasileiro de 2018 não contará com a tecnologia do árbitro de vídeo. Em reunião do conselho arbitral ocorri..

Roger Pereira - 05 de fevereiro de 2018, 19:01

O Campeonato Brasileiro de 2018 não contará com a tecnologia do árbitro de vídeo. Em reunião do conselho arbitral ocorrida na tarde desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, os clubes da Série A reprovaram o uso do sistema na competição. Somente na Copa do Brasil, o VAR estará disponível – e bancado pela CBF.

Dos 20 clubers 12 votaram contra a utilização do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro. Sete clubes se mostraram favoráveis à tecnologia: Bahia, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras. O São Paulo não votou, já que o representante tricolor deixou a reunião antes da votação. Além do custo, a possibilidade de utilizar o sistema apenas no segundo semestre, após a Copa do Mundo, também foi um dos argumentos levantados pelos clubes contrários à implementação do árbitro de vídeo neste ano, alegando que haveria desequilíbrio na utilização do sistema apenas na metade final do campeonato.

Já na Copa do Brasil, por se tratar de um torneio mata-mata, os clubes concordaram com a utilização do sistema nas fases finais da competição, desde que em todos os confrontos de uma mesma fase. A CBF ainda não definiu a partir de qual etapa do torneio passará a utilizar o recurso.