câmara dos deputados
Compartilhar

Coritiba vence e conta com ajuda do lanterna para chegar à semifinal

Contando com a improvável ajuda do lanterna do Campeonato, o Coritiba está nas semifinais da Taça Dionísio Filho, o prim..

Roger Pereira - 15 de fevereiro de 2018, 00:05

Contando com a improvável ajuda do lanterna do Campeonato, o Coritiba está nas semifinais da Taça Dionísio Filho, o primeiro turno do Campeonato Paranaense. O Coxa fez a sua parte, ao vencer o Toledo por 2 a 0, fora de casa, e conseguiu o segundo lugar do Grupo A graças ao tropeço do Cianorte, que empatou em 1 a 1 com o Prudentópolis, time de pior campanha na competição. O primeiro lugar do grupo ficou com o Foz, que empatou em 0 a 0 com o Atlético, na Arena da Baixada.

No Grupo B, que já tinha o Atlético classificado em primeiro, o Rio Branco, que venceu o Paraná por 2 a 0 em Ponta Grossa, garantiu a segunda vaga graças à derrota do Londrina para o Cascavel (2 a 1). Com os grupos definidos, as semifinais ocorrem no próximo domingo, quando o Atlético recebe o Rio Branco e o Coritiba visita o Foz, em jogos únicos.

O Coritiba entrou em campo na terceira posição de seu grupo. Precisando, além de vencer o Toledo (que também disputava uma vaga nas semifinais) torcer para que o Cianorte não vencesse o Prudentópolis ou para que o Foz perdesse para o Atlético (já classificado e em primeiro lugar). De olho no Toledo e, também nos acontecimentos de Prudentópolis e de Curitiba, o Coxa fez um primeiro tempo disputado, com chances para as duas equipes, mas ninguém conseguiu abrir o placar. O 0 a 0 que também permanecia nas outras partidas faziam o alvi-verde jogar por um gol para se classificar.

No início do segundo tempo, a primeira boa notícia veio de fora do estádio: a informação de que o Prudentópolis abria o placar contra o Cianorte. Poucos minutos depois, aos 14 minutos da etapa final, Thalisson Kelven apareceu no primeiro pau para desviar cobrança de escanteio e abrir o placar, deixando o Coritiba mais perto da classificação.

O gol de empate do Cianorte nos minutos finais na partida de Prudentópolis deixou a partida mais emocionante em Toledo pois, se tomasse um gol, o Coritiba ficaria de fora das semifinais. Mas, além de segurar a pressão dos donos da casa, o Coxa conseguiu, com Evandro, seu segundo gol, num belo toque por cobertura, assegurando a classificação.

Nada aconteceu na Baixada

Um 0 a 0 que agradou as duas equipes. Atlético e Foz entraram em campo nesta noite sabendo que o empate era suficiente, e não fizeram quase nada para tirar o zero do placar. O resultado garantiu ao Furacão o primeiro lugar geral da competição, dando-lhe a vantagem de jogar em casa a semifinal e a final em caso de classificação e, ao Foz, o primeiro lugar do Grupo A, garantindo a equipe da fronteira na semifinal, com a vantagem de encarar o Coritiba em casa.

Cianorte e Londrina deixam vaga escapar

Cianorte e Londrina entraram em campo, fora de casa, nesta última rodada da Taça Dionísio Filho, na segunda posição de seus grupos, dependendo apenas de seus esforços para chegarem às semifinais. Mas ambos decepcionaram. O Leão do Vale tinha pela frente o Prudentópolis, lanterna do campeonato com apenas dois pontos somados, mas não conseguiu a vitória. O Cianorte ainda saiu perdendo, com gol de Ney, de pênalti aos 15 minutos do segundo tempo. Conseguiu empatar, com Felipe Gabriel, aos 51 minutos, mas acabou caindo para a quarta posição do grupo.

O Londrina tinha uma missão mais difícil, pois encarava o Cascavel, ainda com chance de classificação. Saiu na frente, com Carlos Henrique, aos setem minutos do segundo tempo, mas tomou a virada, com gols de Weverton, aos 19’ e Alef Manga, aos 47’. Resultado que o tirou da semifinal.

Rio Branco vence o Paraná e ganha vaga

E a segunda vaga do Grupo B ficou o Rio Branco, que começou a rodada na quarta posição do grupo e precisava, além de superar o Paraná, ainda torcer por tropeços de Londrina e Toledo. A sua parte da tarefa, o Leão da Estradinha tratou de resolver rápido. Encarando um Paraná desmotivado para o jogo por não ter mais chances de classificação, o Rio Branco abriu o placar com Rodrigo Jesus, aos 28 minutos do primeiro tempo, e ampliou com Vandinho, aos 34’. Com o 2 a 0 no placar, foi só administrar o jogo e torcer para os outros resultados, que se confirmaram.