câmara dos vereadores
Compartilhar

Cartórios do Paraná podem passar a emitir RG e passaporte ainda no primeiro semestre

Com BandNews e CBN CuritibaOs cartórios de registro civil de todo o Brasil estão autorizados a emitir carteiras d..

Mariana Ohde - 07 de fevereiro de 2018, 07:09

Com BandNews e CBN Curitiba

Os cartórios de registro civil de todo o Brasil estão autorizados a emitir carteiras de identidade (RG) e passaportes. Porém, no Paraná, ainda não há previsão exata de quando estes novos serviços estarão disponíveis. A permissão para a emissão destes documentos foi concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no final de janeiro.

Porém, ela ainda depende de convênios com as secretarias de Segurança Pública dos estados, para a emissão do RG, e com a Polícia Federal, para os passaportes.

A expectativa da Associação Nacional dos Registradores Civis (Arpen Brasil) é a de que o serviço seja disponibilizado à população do Paraná ainda no primeiro semestre de 2018.

Já a diretora da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Elizabete Vedovatto, diz que, com a troca de comando na Secretaria de Segurança Pública, não há previsão para os cartórios oferecerem o serviço no Paraná.

"A gente estava bem adiantado na elaboração do convênio com o outro . É mais uma opção para o cidadão, a gente não vai tirar a opção de ele ir no posto da secretaria fazer a identidade", exemplifica. Já no caso dos passaportes, para se ter acesso a esse serviço, será necessário o pagamento de uma taxa extra, mas que deve ser equivalente à cobrada nos órgãos públicos.