câmara dos vereadores
Compartilhar

Japonês da federal se aposenta

Famoso pelas aparições ao lado dos presos mais notáveis da Operação Lava Jato, o agente da Polícia Federal Newton Ishii,..

Roger Pereira - 26 de fevereiro de 2018, 22:42

Famoso pelas aparições ao lado dos presos mais notáveis da Operação Lava Jato, o agente da Polícia Federal Newton Ishii, o "Japonês da Federal", se aposentou. A portaria com a concessão do benefício foi publicada no Diário Oficial e é datada de 22 de fevereiro. Segundo a PF, ele já deixou o cargo.

Ishii virou referência da Operação Lava Jato, principalmente em seus primeiros anos, por estar sempre na escolta dos presos mais ilustres nas principais fases da Operação, como Marcelo Odebrecht, o ex-deputado Pedro Corrêa, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, entre outros.

O agente, no entanto, também tem problemas com a Justiça, já tendo sido condenado, e chegou a ser preso, por corrupção e descaminho, em 2009, acusado de facilitação de contrabando quando atuava na fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu.

Com recurso negado pelo STJ, Ishii chegou a ser preso e afastado do cargo. Quatro meses após a prisão, em 2016, teve a pena reduzida e voltou a trabalhar na escolta de presos. Naquela época, requisitou a aposentadoria especial, que foi concedida agora.