câmara dos vereadores
Compartilhar

ALL pede reintegração de pátio ferroviário ocupado por apoiadores de Lula

A América Latina Logística (ALL), operadora do transporte de cargas ferroviárias, pediu nesta terça-feira (9), por meio ..

Francielly Azevedo - 09 de maio de 2017, 18:45

A América Latina Logística (ALL), operadora do transporte de cargas ferroviárias, pediu nesta terça-feira (9), por meio de liminar, que o pátio ferroviário seja desocupado por apoiadores de Lula. O espaço está localizado na imediações da Rodoferroviária de Curitiba. Um acampamento foi montado próximo ao local na noite de segunda-feira (8). Os acampados vieram de diversas regiões do país em apoio ao petista, que presta depoimento nesta quarta-feira (10), na Justiça Federal.

A empresa de segurança patrimonial da ALL Malha Sul, identificou que existem várias pessoas, barracas e toda uma estrutura montada dentro do pátio ferroviário. De acordo com a ALL, a área é operacional, destinada a manobra de trens. Por isso, a circulação de pessoas não autorizadas, além de afetar o bom desenvolvimento das atividades ferroviárias de transporte de carga, coloca em risco todos os indivíduos e estruturas ali presentes.

Segundo o documento "os réus invadiram, sem qualquer autorização, o pátio ferroviário localizado na Rodoferroviária de Curitiba/PR".

Acampamento regular

Nesta segunda-feira (8), o Assessor Especial para Assuntos Fundiários do Estado do Paraná, Hamilton Serighelli, encaminhou um pedido ao Superintendente do Patrimônio da União, solicitando a autorização para o uso da área da União, localizada na Rua Dario Lopes dos Santos, entre a Rua Conselheiro Laurindo e a Avenida Prefeito Omar Sabbag. O objetivo é acomodar integrantes de movimentos sociais que estariam chegando na cidade entre os dias 9 e 11 deste mês.

Após isso, o Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado, Wagner Mesquita de Oliveira, reforçou a solicitação considerando a necessidade de manutenção da ordem pública. A justificativa seria facilitar o trânsito de ônibus e pessoas, somadas às medidas de segurança públicas necessárias.

Nesta terça-feira (9), a Superintendência do Patrimônio da União respondeu às solicitações do Governo do Estado,  autorizando o uso da área da União localizada na Rua Dario Lopes dos Santos, entre o Viaduto do Colorado e a Avenida Omar Sabbag, para única e exclusivamente servir de estacionamento de ônibus.

A ALL afirma que dessa maneira, a área entre as Ruas Conselheiro Laurindo e o Viaduto do Colorado, não faz parte do local determinado para acampamento. Já que é utilizada para manobras ferroviárias, que não poderão ser interrompidas.