câmara dos vereadores
Compartilhar

Série acaba e próximo feriado é em 45 dias

Por Thiago Machado, do Metro CuritibaApós três feriados consecutivos (Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalho), a partir de..

Andreza Rossini - 02 de maio de 2017, 09:21

Por Thiago Machado, do Metro Curitiba

Após três feriados consecutivos (Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalho), a partir deste mês o trabalhador brasileiro dá início a um período de 45 dias sem novas folgas esticadas.

O próximo feriado está marcado para dia 15 de junho - Corpus Christi, em uma quinta-feira. O data religiosa não consta no calendário federal oficial de datas comemorativas – mas em Curitiba é tratado como feriado municipal e por isso costuma ser de folga, assim como no resto do país.

Estradas

Para quem voltou ontem a Curitiba de viagem o dia foi de alto movimento nas estradas. Na BR-277, o fluxo pela tarde foi quatro vezes acimado normal, segundo a Ecovia. Na BR-376 a pane em uma carreta gerou o bloqueio de uma das pistas e com isso uma fila de 13 quilômetros, entre o Paraná e Santa Catarina, de acordo com a Autopista Litoral Sul. Outra fila de 5 km se formou na região de Itapema-SC. Na ligação com o interior, a BR-277 registrou um fluxo 65% acima do regular no final da tarde, segundo dados da CCR Rodonorte.

Feriados até o fim do ano

Dos feriados de 2017, 9 caíram atipicamente em datas que podem ser emendadas com os finais de semana, gerando ‘feriadões’. Já se passaram 4 deles (Carnaval, Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalho) e dos 5 restantes, 4 serão em quintas-feiras – além do Corpus Cristi, o Dia da Independência (7 de setembro); o Dia da Padroeira do Brasil (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). Já o Natal será em uma segunda-feira.

A Proclamação da República (15 de novembro) é o único feriado até o fim do ano que não pode ser emendado, pois será em uma quarta-feira.