câmara dos vereadores
Compartilhar

PUC-PR anuncia novos cursos, metodologia e formação internacional

Fernando Garcel com Francielly AzevedoA Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) anunciou mudanças significat..

Fernando Garcel - 16 de agosto de 2017, 15:51

Fernando Garcel com Francielly Azevedo

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) anunciou mudanças significativas na metodologia de ensino e o início de novos cursos em um evento para colaboradores e convidados, nesta quarta-feira (16), em Curitiba. As mudanças estão sendo implantadas gradativamente há três anos para preparar os alunos para formação de um "cidadão global, criativo e empreendedor".

A abordagem da instituição é similar ao método canadense de ensino superior e os professores contarão com suporte da Université du Québec à Montreal e da McGill University e participação dos professores Alenoush Saroyan e Anastassis Kosanitis além de formações ministradas por pesquisadores de outras universidades como Harvard, MIT, Minerva e Olin College.

Essa internacionalização também foi impulsionada para o próximo ano letivo. Em parceria com a Kent State University, dos EUA, a PUC-PR passa a oferecer cursos de graduações no modelo de educação americano, o liberal arts. Outra novidade será a possibilidade de obter duas certificações no tempo de uma e sair da Instituição com dupla diplomação: uma nacional e outra internacional.

De acordo com o vice-reitor Vidal Martins, a reforma da metodologia de ensino superior da PUC visa a formação de um profissional preparado para os desafios do futuro e que não tenha medo das mudanças. "Com as mudanças tecnológicas que acontecem hoje a gente não consegue prever o que vai ser a profissão do futuro. O que a gente consegue perceber é que tudo tende a mudar com muita velocidade. A nova PUC olha para o futuro e prepara pessoas para que consigam se adaptar a mudanças constantes e que sejam capazes de viver em um mundo que traz desafios o tempo todo", disse Vidal.

Novos cursos e metodologia

A instituição deve inaugurar até o próximo ano quase 20 novos cursos como Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, Engenharia de Software, Superior de tecnologia em Segurança da Informação, Superior de Tecnologia em Produção Digital Multiplataformas.

Mas além de ampliar as possibilidades de formação, o vice-reitor chama atenção para a nova metodologia de ensino. "A gente está saindo de uma abordagem que chamaríamos de conteudistas - com foco no conteúdo e não no que as pessoas são capazes de fazer com esse conteúdo - e passa a ir em uma abordagem de competências. A gente estrutura os cursos, as aulas e as práticas pensando no que a gente quer que os estudantes sejam capazes de fazer depois que termina o processo", diz Vidal.

A mudança começa no início do próximo ano. Nesse primeiro momento, de acordo com Vidal, cerca de 40 cursos já devem ter a nova abordagem de ensino. No ano seguinte, em 2019, toda a PUC já deve contar com a nova metodologia. Segundo o vice-reitor, as mudanças não serão sentidas apenas pelos novos alunos da universidade tendo em vista que há três anos essa nova cultura está sendo implantada.