
Festival Paranaense de Pole Dance agita Curitiba
Jordana Martinez
01 de dezembro de 2017, 16:24
Redação com assessoria“Se exponha, mas não se queime”, é com essa mensagem que a Sociedade Brasileira de Dermatol..
Jordana Martinez - 01 de dezembro de 2017, 18:11
Redação com assessoria
“Se exponha, mas não se queime”, é com essa mensagem que a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou o “Dezembro Laranja”, mês de prevenção do câncer de pele no Brasil.
Para marcar o início da campanha, cerca de três mil dermatologistas voluntários prestarão atendimento gratuito, esclarecimento e aconselhamento quanto à importância de adotar medidas preventivas. As consultas serão realizadas, em cerca de 130 postos de atendimento em todo o país.
No Paraná, serão 10 postos de atendimento, em Curitiba, Londrina, Cascavel, Paranavaí, Maringá, Foz do Iguaçu, Apucarana e Toledo.
Centro, Curitiba, PR
Campus Universitário, Londrina, PR
Bigorrilho, Curitiba, PR
Santo Onofre, Cascavel, PR
Centro, Curitiba - PR, PR
Centro, Paranavai, PR
Jardim Ipanema, Maringá, PR
Parque Monjolos, Foz do Iguaçu, PR
Centro, Apucarana, PR
Centro, Toledo, PR
A lista completa de postos de atendimento está disponível no site http://www.sbd.org.br/controleOsol/exame-preventivo-gratuito/
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos.
Neste ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas, praias e parques.
A campanha pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre e as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.
“Queremos divulgar para a grande população, especialmente para os trabalhadores que desempenham suas funções expostos ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes, operários da construção civil, feirantes e outros, esse conjunto de atitudes, essenciais para que essa exposição prolongada não traga problemas de saúde”, afirma o presidente da SBD, José Antonio Sanches.
A recomendação é o uso de chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: de 10h às 16h.