câmara federal
Compartilhar

Empatia e relações de afeto de Nós Outros vai passar por 24 cidades no PR

Criada a partir do convívio com índios Kaingangs e Guaranis, a peça "Nós Outros" pretende interagir com o público, estim..

Fernando Garcel - 16 de fevereiro de 2018, 16:27

Secretário da Agricultura, Norberto Ortigara. Foto: José Gomercindo/ANPr
Secretário da Agricultura, Norberto Ortigara. Foto: José Gomercindo/ANPr

Criada a partir do convívio com índios Kaingangs e Guaranis, a peça "Nós Outros" pretende interagir com o público, estimular a reflexão sobre empatia, o lugar do próximo e relações com pessoas que possuem outras visões de mundo. A apresentação gratuita vai passar por 24 cidades no Paraná, em um roteiro de 3,2 mil quilômetros, entre os dias 17 de fevereiro e 9 de março.

Festival de Teatro de Curitiba abre bilheterias nesta quinta-feira

De acordo com o diretor e dramaturgo Don Correa, o espetáculo busca suspender os discursos e perceber o outro na sua mais completa diferença. Celebrar tanto a cultura quanto cada indivíduo, através de relatos, músicas e danças, é o foco da peça. "Ela parte de uma experiência que o elenco teve, junto de uma terra indígena, aqui no Parque Guaricana, com um povoado Kaingang e Guarani. Esse espetáculo propõe que a gente tenha uma visão de mundo dessas pessoas e possa conviver com eles por alguns instantes", diz Correa.

A peça vai passar por 24 cidades entre os dias 17 de fevereiro e 9 de março. A intenção da equipe é levar a peça para todas as macrorregiões do Estado e em municípios onde existe mais interação com povos indígenas.

"Essas interações as vezes são pacificas e outras não tanto. E muito disso se dá por não se colocar no lugar do outro. Por não conseguir ver o mundo de uma forma diferente da sua", conta o diretor. "A gente achou importante um espetáculo que contemplasse todas essas regiões", conclui Correa.

A equipe também vai promover oficinas destinadas a pessoas com interesses em artes cênicas. Nos trabalhos, a equipe vai promover exercícios práticos de escuta e de reflexões sobre a relação do público com o teatro. Serão criados arquivos audiovisuais sobre as oficinas e o conteúdo compartilhado na página da companhia de teatro no Facebook.

Nesse primeiro momento, a peça não vai passar por Curitiba, mas está previsto que a apresentação ocorra em cidades da região metropolitana a partir do segundo semestre.

Confira a programação:

17/02 – Teixeira Soares

18/02 – Cruz Machado

19/02 – Mangueirinha

20/02 – Candói / Cantagalo

21/02 – Chopinzinho / Nova Laranjeiras

22/02 – Capanema / Capitão Leônidas Marques

23/02 – Matelândia / Vera Cruz D’Oeste

24/02 – Céu Azul

26/02 – Corbélia / Tupãssi

27/02 – Terra Roxa

28/02 – Mamborê

01/03 – Barbosa Ferraz

02/03 – Assai

03/03 – Faxinal

04/03 – Carambei

06/03 – Porto Amazonas

07/03 – Bocaiúva do Sul

08/03 – Quatro Barras

09/03 – Antonina