câmara federal
Compartilhar

Concluídas primeiras etapas das obras no Aquário de Paranaguá

Da AENConsiderado uma das principais obras previstas no contrato de obras e melhorias no entorno do Aquário de Paranaguá..

Francielly Azevedo - 26 de agosto de 2017, 12:07

Da AEN

Considerado uma das principais obras previstas no contrato de obras e melhorias no entorno do Aquário de Paranaguá, as frentes de trabalho que operam na construção do novo mercado de peixe avançaram em mais uma importante etapa neste mês de agosto. De acordo com a equipe de engenharia da Paraná Edificações, responsável pela fiscalização e acompanhamento da obra, foram concluídas as construções dos pilares, vigas e das lajes da estrutura.

Com investimentos de R$ 9 milhões do Governo do Paraná, viabilizados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), as obras no entorno do aquário preveem uma série de melhorias na infraestrutura de apoio e também de acesso ao local. “Precisamos oferecer melhores condições para a comunidade local e os comerciantes da região. As obras no mercado de peixe vão proporcionar espaços mais adequados para manipulação e comercialização dos pescados, promovendo integração com o comércio existente no Mercado Municipal”, destaca o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Nas próximas semanas os serviços estarão concentrados na impermeabilização das lajes e a instalação da infraestrutura elétrica, sendo executada a escavação para passagem da tubulação.

Estação Náutica

O projeto contempla também a execução da Estação Náutica onde funciona atualmente o Mercado de Ostras. Será feita a reforma completa da edificação, que irá contar com a instalação de lanchonete, guichê de venda de passagens, sanitários, sala de espera para o embarque, além de espaço para informações turísticas. Já o mercado de ostras será inserido junto ao novo mercado de peixe.

“É um conjunto de obras significativo e que deve contribuir para o turismo na região. No momento, os principais trabalhos estão concentrados no mercado e nas melhorias de acesso do aquário”, explica o diretor-geral da Paraná Edificações, Roberto Marangon.

Acessos

O projeto prevê também a revitalização das áreas do estacionamento, calçadas, jardim e da Praça 29 de Julho. A iluminação do aquário será modernizada e todo o calçamento será substituído por paver (blocos de concreto), com rampas de acesso para pessoas com dificuldades de locomoção. A previsão é que todos os serviços previstos sejam concluídos no primeiro semestre de 2019.