
Mulher é picada por escorpião ao calçar sapato
Jordana Martinez
25 de setembro de 2017, 15:12
Metro Jornal Curitiba Após determinação judicial na última semana, a carceragem da delegacia de Almirante Tamanda..
Narley Resende - 26 de setembro de 2017, 08:09
Metro Jornal Curitiba
Após determinação judicial na última semana, a carceragem da delegacia de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, deveria ter sido esvaziada ontem, mas os presos não foram transferidos.
A ordem de fechamento havia sido motivada pela superlotação e pela fuga de dois homens na semana passada. Segundo a juíza Inês Zarpelon, a regra “de que dois corpos não ocupam no mesmo espaço é excepcionada” na unidade, já que havia 36 presos em um espaço onde cabem apenas seis, divididos em duas celas.
O caso é parte de uma briga entre o governo do Estado e a Polícia Civil, que tem exigido a retirada dos quase 9,5 mil presos (um terço do total) que hoje estão em celas de delegacias, e não em presídios.
Segundo a Adepol (Associação dos Delegados da Polícia Civil), 971 presos já fugiram de carceragens de polícia em 2017. A associação instalou um “fujômetro” (placar que contabiliza as fugas) em frente à sede da entidade, no bairro Mercês.
Em nota, a Sesp não explicou porque a ordem não foi cumprida, mas informou que “tem trabalhado para reduzir o número de presos em delegacias” com transferências e uso de tornozeleiras eletrônicas.