
Motoristas da Uber bloqueiam trânsito em SJP durante protesto
Andreza Rossini
29 de agosto de 2017, 12:54
Professores da rede estadual de ensino devem paralisar atividades nas escolas de pelo menos 11 municípios do Paraná nest..
Narley Resende - 29 de agosto de 2017, 15:19
Professores da rede estadual de ensino devem paralisar atividades nas escolas de pelo menos 11 municípios do Paraná nesta quarta-feira (30). A orientação do sindicato da categoria é de que os alunos não vão para as escolas neste dia.
"Vamos fazer um ato estadual, chamando o pessoal que paralise, para estar desde cedo nos atos espalhados pelo Estado", afirma o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão.
Em Curitiba, após concentração da categoria às 9h na Praça Santos Andrade, no centro, os participantes do ato devem se dirigir em passeata à Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.
Uma reunião estre representantes da categoria e secretários estaduais esta marcada para às 11 horas, no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná.
"A pauta é extensa, mas os temas centrais são a data base, estamos cobrando reajuste e o tema da distribuição de aulas. Os pontos que estão prejudicando os professores como hora-atividade, além dos professores que tiraram licenças e são prejudicados, mesmo com liminar da Justiça", afirma Hermes Leão. O sindicato também vai solicitar ao governo que não desconte faltas dos professores por dos dias de paralisação, incluindo o desta quarta-feira.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou por meio de nota que os "pais ou responsáveis devem entrar em contato com a escola de seus filhos e verificar se haverá alguma alteração nas atividades desta quarta-feira (30), antes de tomar qualquer decisão".
"Quanto ao movimento sindical, a orientação do governo do Estado é de que sejam lançadas faltas aos profissionais que não comparecerem ao trabalho, como foi feito em paralisações anteriores", diz a nota.
Ato anual
Todo dia 30 de agosto, desde 1988, professores do Paraná realizam um ato em memória da greve histórica daquele ano. Hoje a data é chamada de "Dia de Luto e de Luta".
A mobilização faz referência às mobilizações dos dias 30 de agosto de 1988 e 29 de abril de 2015, quando professores ficaram feridos em atos no Centro Cívico.
Os atos são uma crítica à repressão policial ocorrida em duas manifestações nos anos em que os governantes eram Álvaro Dias (PODE) e Beto Richa (PSDB), respectivamente.
Veja a programação dos atos desta quarta-feira:
Curitiba
9 horas – Concentração na Praça Santos Andrade, no Centro, com caminhada até o Centro Cívico.
Confira a programação dos Núcleos Sindicais da APP:
Campo Mourão: 9 horas – Ato na Praça São José, Catedral (Rua Harrison José Borges, 810 – Centro)
Cascavel: 9 horas – Ato em frente ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel (Av. Brasil, 2040 – Bairro São Cristóvão)
Cornélio Procópio: 17 horas – Ato no Coreto do Calçadão (Av. XV de Novembro, 572-580)
Foz do Iguaçu: 8h30 – Ato em frente ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (R. Quintino Bocaiúva, 429 – Centro)
Ivaiporã: 8h30 – Ato em frente ao Núcleo Sindical (Rua Rio Grande do Sul, 1.120 – Centro)
Laranjeiras do Sul: 9 horas – Ato regional na Praça José Nogueira do Amaral (Rua Mal. Cândido Rondon, 483 – Centro)
Londrina: 10 horas – Ato em frente ao Banco do Brasil no calçadão (Av. Paraná, 347 – Centro)
Maringá e Mandaguari: 9 horas – Ato em frente ao Núcleo Regional de Educação de Maringá (Av. Carneiro Leão, 93 – Zona 01)
Toledo: 8h30 – Ato na Praça Willy Barth (Largo São Vicente de Paulo – Centro)