câmara federal
Compartilhar

Paraná registra aumento no número de casos de HIV

Com Lucian Pichetti, CBN CuritibaO número de pessoas com HIV no Paraná vem aumentando nos últimos anos. No estado..

Mariana Ohde - 22 de outubro de 2017, 14:19

Com Lucian Pichetti, CBN Curitiba

O número de pessoas com HIV no Paraná vem aumentando nos últimos anos. No estado, foram 1.490 casos em 2013 e 2.631 em 2016, segundo dados do governo estadual. Já o número de casos de Aids teve uma leve queda a partir de 2013. Isso se deve, entre outros fatores, à liberação de tratamento com agentes retrovirais para qualquer portador do vírus. Em 2013 foram registrados 1.677 novos casos de Aids, enquanto em 2016 foram diagnosticados 1.202 casos.

De acordo com a enfermeira Liza Bueno Rosso, coordenadora do Programa de DST Aids e Hepatites Virais de Curitiba, um dos motivos pelos quais as pessoas têm se prevenido menos é o fato de que a doença, hoje, não é mais fatal.

"Realmente houve uma diminuição do uso de preservativos, que, até alguns anos atrás, era a única forma de prevenção. Como a entrada de medicamentos potentes, a pessoa, hoje, vive com Aids como uma pessoa normal. Ela não vai morrer. Então acho que diminuiu um pouco o cuidado com relação à prevenção", diz.

“Além das populações mais vulneráveis, o HIV hoje em dia se concentra muito entre adolescentes e jovens. Nos últimos dez anos, a taxa de detecção entre jovens triplicou, o que gera muita preocupação. É importante que existam cada vez mais estratégias para fortalecer as repostas nacionais, estaduais e municipais que gerem o enfrentamento desta doença”, enfatizou o especialista de HIV/Aids da UNICEF no Brasil, Caio Oliveira.

Além da camisinha, Liza Rosso destaca outras formas de prevenção. "A testagem é uma forma de prevenção, porque a gente vai fazer o diagnóstico precoce. Existe a profilaxia, para qualquer situação de risco - o preservativo furou, não usou preservativo. Ele pode procurar o serviço de saúde para ser encaminhado para um tratamento de profilaxia pós exposição", recomenda.

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba oferta os testes rápidos para a detecção do vírus da Aids. Quem quiser pode solicitar o teste em casa. Também há o teste tradicional feito no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA). O resultado sai em 30 minutos.