câmara federal
Compartilhar

Simepar emite alerta sobre baixa umidade relativa do ar

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiu um alerta sobre a baixa umidade do ar no Estado nesta terça-feira (29..

Fernando Garcel - 29 de agosto de 2017, 17:37

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiu um alerta sobre a baixa umidade do ar no Estado nesta terça-feira (29). A condição pode causar danos a saúde e a recomendação é manter o corpo hidratado.

Desde o início da manhã, os níveis da umidade relativa do ar estavam baixos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado é que a umidade esteja entre 50% e 80%. Em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, os sistemas apontaram umidade de 16%. No Noroeste do Estado, os sistemas marcavam 22%.

As temperaturas também estão elevadas em todas as regiões. Em Curitiba, pouco depois das 13h30 faziam mais de 27ºC e a umidade do ar estava em 34%.

Próximos dias

Os especialistas observam a formação de uma frente fria entre o Paraguai e o norte da Argentina, mas o sistema não evolui para o restante do continente e o tempo estável deve permanecer nos próximos dias com temperaturas altas e baica concentração de umidade no ar.

Saúde

O clima seco e a baixa umidade do ar aumentam a predisposição a doenças respiratórias como sinusite, faringite, rinite alérgica, entre outras. “O ressecamento da mucosa nasal faz com que a gente não tenha uma atividade de defesa tão importante como se ela estivesse úmida”, explica a infectologista Ana Gurgel.

Geada e tempo seco aumentam riscos de incêndios florestais

Começa a primavera, a estação da alergia

Para aliviar os efeitos do clima, a especialista orienta manter a casa sempre arejada e consumir muito líquido. “A hidratação é muito importante para que se evite esse ressecamento e consequentemente essas alterações fisiológicas”, finaliza.