câmara municipal de apucarana
Compartilhar

PF deflagra operação contra tráfico de drogas em dois estados

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (29), a Operação Coroa, para desarticular um grupo criminoso que atu..

Mariana Ohde - 29 de agosto de 2017, 09:23

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (29), a Operação Coroa, para desarticular um grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas em Caxias do Sul (RS) e Ponta Porã (MS).

São sete mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão nas duas cidades e também em Assunção, no Paraguai, em parceria com as autoridades locais.

A entrada da droga em território brasileiro era feita por Ponta Porã. De lá, ela era comercializada na Serra Gaúcha. As investigações apontam, segundo a PF, que os criminosos adquiriram cocaína com a ajuda de um traficante brasileiro preso no Paraguai. O traficante já responde a processos decorrentes de quatro operações da PF - Matriz, Panóptico, Suçuarana e Argus - e em três processos é pedida sua extradição.

Iniciadas em março, as investigações já resultaram na apreensão de mais de 4,6 toneladas de cocaína e maconha nas cidades de Maringá (PR), Veranópolis (RS) e Campo Grande (MS).

Três pessoas já foram presas em flagrante durante essas investigações. Também foram apreendidos dois caminhões e um automóvel usados para transportar a droga. A PF estima que cada carga de cocaína rendeu, aos traficantes algo próximo a R$500 mil. Seis investigados já tiveram suas contas bancárias bloqueadas.

A Operação foi denominada “Coroa” em razão da admiração que um dos investigados demonstra por esse objeto, expressa através de tatuagens e imagens.