câmara municipal de apucarana
Compartilhar

PM realiza operação contra roubos no transporte público em Colombo

O número de roubos caiu 33% no primeiro semestre deste ano na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em comparação com o..

Mariana Ohde - 29 de julho de 2017, 14:20

O número de roubos caiu 33% no primeiro semestre deste ano na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Polícia Militar (PM). A maior queda foi registrada em Colombo (58%) onde foi deflagrada uma operação de intensificação de policiamento na sexta-feira (28).

A medida vem após casos de violência no transporte coletivo de Curitiba e região que tiveram grande repercussão.

Na operação de sexta-feira, foram feitas abordagens nas linhas com maior quantidade de ocorrências (furto ou roubo). As principais linhas alvo da operação foram Eucaliptos, Planalto, Maria do Rosário e Paloma.

“Operações como essa realizamos desde o ano passado e neste ano intensificamos, tanto que já fizemos 107 operações. Participamos de reuniões com a Comec, Sindimoc e com as empresas de ônibus de Colombo para saber as necessidades de segurança pública e atuar de maneira mais eficiente para evitar os crimes”, explicou o Comandante do 22º Batalhão, tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos.

O tenente-coronel Ramos explica que é importante as pessoas façam denúncias ao presenciarem algum tipo de crime, pois o registro alimenta as estatísticas que são consideradas na elaboração de operações e ações ostensivas.

Neste ano, em toda a RMC, foram feitas 136 operações que resultaram em materiais apreendidos, pessoas encaminhadas.

“Notamos que em vários casos, o motorista sofre o roubou ou furto e não liga ao 190, repassando somente ao seu superintendente posteriormente. Orientamos que ao sofrer qualquer tipo de violência, as vítimas repassem imediatamente à PM pelo telefone de emergência”, disse.

Nesta semana a PM participou de uma reunião juntamente com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e outros órgãos ligados ao transporte público coletivo, onde reforçou-se o comprometimento da corporação em atuar na segurança pública, cumprindo com seu papel constitucional.