câmara municipal de apucarana
Compartilhar

Polícia ambiental apreende 28 pássaros silvestres em Matinhos

Equipes da Polícia Ambiental apreenderam 28 pássaros silvestres nativos da região litorânea, em uma casa e em um aviário..

Andreza Rossini - 16 de fevereiro de 2018, 11:48

Equipes da Polícia Ambiental apreenderam 28 pássaros silvestres nativos da região litorânea, em uma casa e em um aviário no bairro Tabuleiro, no município de Matinhos, no litoral do Paraná, na manhã desta sexta-feira (16).

A operação foi desencadeada após a PM receber denúncias anônimas sobre a comercialização das aves. O proprietário foi encaminhado para lavratura do Termo Circunstanciado (TC) e foi enviado ofício ao Ministério Público e ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

As abordagens foram realizadas no início da manhã. “Solicitamos os mandados de Busca e Apreensão à Comarca de Matinhos aos dois locais e durante o cumprimento encontramos quatro pássaros no aviário e mais 24 na residência dele. Também localizamos comprovantes de venda das aves e encaminharemos para avaliação do Ministério Público”, disse o Comandante da 1ª Companhia, capitão Durval Tavares.

Além das aves e gaiolas foram apreendidas armadilhas utilizadas para a captura na mata. Dentre as espécies recuperadas estão um filhote de tucanos, trinca-ferros, canário da terra, azulão (espécie ameaçada de extinção).

O capitão Tavares reforça que a população pode contribuir com a preservação da fauna e da flora repassando informações sobre qualquer crime ambiental. “As denúncia podem ser feitas pelo 181 e as pessoas podem colaborar não adquirindo aves silvestres que estejam sem procedência de origem”, destacou.