camara municipal
Compartilhar

Chuva provoca alegamentos, desmoronamentos e afeta 1.500 pessoas em Curitiba

As fortes chuvas que atingiram a capital paranaense na noite de sábado (3), atingiu cerca de 1.500 pessoas, 300 casas e ..

Andreza Rossini - 04 de março de 2018, 10:38

As fortes chuvas que atingiram a capital paranaense na noite de sábado (3), atingiu cerca de 1.500 pessoas, 300 casas e deixou 200 pessoas desalojadas, de acordo com o boletim divulgado na manhã deste domingo (4), pela Defesa Civil.

Os afetados foram abrigados na  Escola Municipal Otto Bracarense, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e na igreja Assembleia de Deus, na mesma região.

De acordo com o Simepar, em menos de uma hora, entre às 19h3min e às 20h choveu 38,4mm e o acumulado de 68 mm em 24 horas, metade do que era esperado para todo o mês de março.

As chuvas que continuaram no período causaram vários estragos pela cidade entre eles alagamentos, danos na estrutura de residências, desmoronamentos e quedas de muros/construções, quedas de árvores.

Os bairros onde foram registrados alagamentos são Pinheirinho, Bairro Novo, Fanny, Cidade Industrial, Boa Vista, Portão, São Lourenço, Aguá Verde, Hauer, Rebouças. Também ocorreram 5 situações de desmoronamentos e quedas de árvores nos bairros Alto da XV, Novo Mundo, Portão, São Lourenço.

As equipes da Prefeitura de Curitiba estão mobilizadas desde a noite de ontem, atendendo às famílias.

Unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) estão abertos desde às 8h30 deste domingo para atender as pessoas afetadas pela tempestade. Estão funcionando o CRAS Parolin e CRAS Fazendinha CRAS Barigui - CIC, CRAS Pinheirinho.

Na Regional Boa Vista, uma comunidade terapêutica para idosos alagou e os idosos estão sendo remanejados pela Secretaria Municipal da Saúde. A Fundação de Ação Social foi acionada para encaminhar colchões e cobertores.

Por volta das 20h30 de sábado, linhas de ônibus precisaram parar para aguardar baixar o nível da água. As linhas afetadas foram: 624-Vila São Pedro, 515-Iguape II, 560-Alferes Poli, 663-Vila Cubas, 506-Bairro Novo e 561-Guilhermina.

Previsão do tempo

De acordo com o Simepar, o tempo abafado deve provocar novos temporais neste domingo (4), no Paraná, principalmente na parte sul do estado. A capital também deve ser afetada, entre a tarde e a noite.

A instabilidade com as chuvas fortes devem continuar até a próxima quarta-feira (7), segundo o instituto.