camara municipal
Compartilhar

Curitibanos enfrentam fila de madrugada para tirar carteira de identidade

Redação com Willian Bittar/ CBNCuritibaCerca de 1.100 carteiras de identificação devem ser confeccionadas nesses ..

Jordana Martinez - 01 de fevereiro de 2018, 15:15

Redação com Willian Bittar/ CBNCuritiba

Cerca de 1.100 carteiras de identificação devem ser confeccionadas nesses três dias de Mutirão da Cidadania. Para conseguir o atendimento, centenas de pessoas chegam na fila durante a madrugada, para não perder a chance de fazer o documento.

Os atendimentos começam às nove horas da manhã, mas a diarista Nerli de Jesus dos Santos chegou às duas da manhã para garantir a senha.

"Porque eu não estava conseguindo agendar pela internet, daí por isso que eu vim... não consegue agendar (pela internet), chega uma hora que trava e não vai", disse.

A analista financeiro Daiane Martins Knopi também chegou cedo e teve que pedir dispensa no trabalho para conseguir ficar na fila.

"Eu tentei inúmeras vezes pela internet e não consegui, tentei em outro mutirão, no Carmo, cheguei 6hs da manhã e já tinham esgotado as 500 senhas e hoje eu decidi chegar às duas horas mesmo e concluir", afirmou.

Quem não conseguiu uma das senhas ficou revoltado. Nas redes sociais, Maria Lucia Nogozzeky desabafou:

"Mutirão da vergonha, que não funciona, desorganizado, dizem que vão distribuir 400 senhas pra fazer a identidade e começariam a atender as 09:00h, não distribuíram nada, todos ficaram iguais idiotas na fila....enfim, uma desconsideração com o cidadão! Eu preferia mil vezes marcar pela internet, maaassss.....que disse que funciona a porcaria site para o agendamento? Genteeeee, nós estamos todos sendo feitos de palhaços nesse país que se chama Brasil! Atenção pessoal do Instituto de Identificação da Polícia Civil, vocês tem que se organizar melhor pra poder dar esse tipo de atendimento, esperar horas do horário que começaram a atender pra dispensar os que passaram das 400 senhas? Isso é o quê? Nem aí com o povo, esse é o Brasil que eu não quero! Pronto falei!"

A administradora da regional Santa Felicidade, Simone Chagas Lima, confirmou que a maior dificuldade que fazem as pessoas irem aos mutirões para fazer a identidade, é o agendamento pela internet.

"Essa tem sido a maior dificuldade que a gente tem percebido das pessoas. E o fato dessa ser a sexta edição dos mutirões e a primeira do ano, é tudo gratuito, não vai ter custo nenhum. Eles vem e ficam num certo sacrifício na fila para conseguir fazer a identidade", afirmou.

Simone lembrou que para fazer a identidade é preciso levar os documentos e ressaltou documento de identidade antigo não vale.

Durante o Mutirão da Cidadania, o Instituto de Identificação dobra sua capacidade de atendimento, que normalmente é de 400 pessoas por dia em Curitiba, com o objetivo de suprir a alta demanda por emissão de carteira de identidade.

Em nota, a Polícia Civil informou que está ciente da grande procura no início do ano, mas afirma que não existe nenhum problema nos agendamentos pela internet.

O Instituto de Identificação do Paraná ainda informou que mais de 30% das pessoas que fazem o agendamento pela internet, não comparecem ao atendimento e isso também atrapalha o serviço prestado à sociedade.

Nos cinco eventos anteriores do Mutirão da Cidadania, que aconteceram no Bairro Novo, Cajuru, CIC, Tatuquara e Boqueirão foram registrados quase 229 mil atendimentos.

Nesta sexta e sábado, mais senhas serão distribuídas para quem quer fazer o documento de identidade. Serão 400 nessa sexta e 300 no sábado.

Além do serviço de emissão de documento de identidade, outras atividades são disponibilizadas para a população, como encaminhamento para vagas de emprego, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, e cadastramento de estudantes para a rede pública ensino.

Outros serviços incluem a inscrição de animais domésticos para o castramóvel, exposição de projetos de robótica e informações sobre alimentação saudável e de direitos de crianças, adolescentes e pessoas idosas.

Além disso, diversas apresentações também vão divertir quem for à Rua da Cidadania de Santa Felicidade, que fica na Rua Santa Bertilla Boscardin, número 213, anexo ao terminal de Santa Felicidade.