camara municipal
Compartilhar

Motoristas do Uber são multados no Aeroporto Internacional de Curitiba

Com informações da BandNews FM CuritibaEnquanto o funcionamento dos aplicativos de transporte de passageiros como..

Roger Pereira - 24 de julho de 2017, 19:32

Com informações da BandNews FM Curitiba

Enquanto o funcionamento dos aplicativos de transporte de passageiros como Uber e Cabify já está legalizado em Curitiba, apesar de ainda aguarda a resolução com as regras para o funcionamento do serviço, prometida para a próxima semana, o model de transporte segue considerado ilegal em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana da capital paranaense, onde está localizado o Aeroporto Internacional Afonso Pena, gerando um impasse para motoristas, usuários a autoridades.

Nesta segunda-feira, por exemplo, no que chamou de operação de rotina, a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais multou 32 motoristas dos aplicativos que aguardavam ou levavam passageiros ao aeroporto. A prefeitura informou que realizou uma operação "rotineira e voltada para fiscalizar infrações de trânsito que incluem o transporte de passageiros pelo aplicativo que não é regularizado no município". Foram abordados 85 veículos.

A assessoria da Uber no Brasil informou que as multas aplicadas aos motoristas vão contra a Lei Federal de Mobilidade Urbana que regulamenta o transporte privado individual de passageiros no território Nacional.

Na última quarta-feira (19) o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN) publicou decreto regulamentando o funcionamento dos aplicativos de transporte individual de passageiros na capital paranaense. Apesar de prometer apenas para a primeira semana de agosto as regras sobre o número de motoristas, os critérios para serem aceitos, eventuais taxas e valores mínimos a serem cobrados, a prefeitura afirmou que, a partir da assinatura do decreto, o transporte era considerado legal na cidade e nenhum motorista seria multado.