Estadual
Opinião: curitibanos aprovam Greca e Ratinho Jr.
(Foto: Valdelino Pontes/SECID)

Opinião: curitibanos aprovam Greca e Ratinho Jr.

A influência dos políticos em relação aos candidatos à Prefeitura foi avaliada

Brenda Iung - terça-feira, 23 de abril de 2024 - 16:40

Em Curitiba, as gestões do governador Ratinho Júnior e do prefeito Rafael Greca são bem avaliadas — ambos são do PSD. Esse é o resultado da pesquisa eleitoral realizada com 1,2 mil pessoas pelo Instituto Opinião entre os dias 17 e 19 de abril na capital.

A aprovação à gestão do atual prefeito, que se despede do cargo em 31 de dezembro deste ano, é de 56,3% (15,5% consideram “ótima” e 40,8% “boa”). Em relação à maneira pessoal de como Greca conduz o cargo, 68,4% dos curitibanos disseram aprovar às ações. 43,6% consideram, ainda, que o apoio do prefeito influencia positivamente na escolha do próximo gestor da cidade.

Com Ratinho Júnior o cenário é semelhante: 13% dos entrevistados consideram a gestão “ótima” e 42,7%, “boa”. 69,2% dos curitibanos aprovam as ações do governador. Sobre a influência, 44,6% veem de maneira positiva o apoio dele para o voto em um novo prefeito.

Cenário nacional

Diferentemente das aprovações referentes ao governo municipal e estadual, o Governo Federal não é visto com o mesmo apoio pelos curitibanos. 36,1% dos entrevistados desaprovam a gestão do presidente Lula (25,3% “péssima” e 10,8% “ruim”). Nesse cenário, 29,4% consideram a gestão “regular”. 53,5% acreditam que o apoio de Lula a um candidato a prefeito na cidade pode atrapalhá-lo na corrida eleitoral.

“A transferência de votos baseada no apoio de figuras políticas de destaque reflete a dinâmica complexa entre os diferentes grupos de eleitores e suas preferências ideológicas”, avalia o sociólogo e diretor do Instituto Opinião, Arilton Freres.

>>>CLIQUE AQUI e saiba quem são os pré-candidatos a prefeito nas Eleições 2024.

Pesquisa avalia em Curitiba gestões de prefeito e governador

A pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião foi registrada no Tribunal Regional 01622/2024. Realizada entre os dias 17 e 19 de abril, em Curitiba, o levantamento entrevistou 1,2 mil pessoas, moradores da capital e maiores de 16 anos.

A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. Já a confiabilidade da pesquisa é de 95%.

Compartilhe