
Prefeitura de Curitiba guincha veículos abandonados ou estacionados irregularmente nas ruas
Mariana Ohde
16 de março de 2018, 09:31
No último domingo e penúltimo dia deste verão, ontem (18), o calor se fez presente em Curitiba e em todas as regiões do ..
Metro Jornal Curitiba - 19 de março de 2018, 07:57
No último domingo e penúltimo dia deste verão, ontem (18), o calor se fez presente em Curitiba e em todas as regiões do estado. Foi raro o local onde os termômetros não ultrapassaram os 30ºC.
Na capital, a temperatura máxima chegou aos 33,3ºC à tarde, por volta das 16h, de acordo com o Simepar. Apesar do forte calor, foram raros e isolados os pontos de chuva na Grande Curitiba. Mesmo assim, a temperatura caiu rapidamente e já estava na casa dos 24ºC às 18h.
Cidades como Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Cascavel, Paranavaí, Toledo e Umuarama também chegaram aos 33ºC ou passaram um pouco disto.
Hoje, no último dia da estação mais quente do ano, o cenário deve chegar próximo ao de ontem. Para Curitiba, a temperatura máxima prevista é de 30ºC e a mínima de 18ºC, com nebulosidade variável e algumas chuvas isoladas para tarde e noite.
Segundo o Simepar, uma frente fria vinda do Uruguai avança sobre o Rio Grande do Sul em aproximação aos estados de Santa Catarina e do Paraná, e por isso são esperados eventos de chuva a partir da tarde em todo o estado, associados à frente fria e ao forte calor.
“As chuvas ainda serão isoladas, mas vêm acompanhadas de grande incidência de raios e as rajadas de vento mais fortes serão frequentes”, prevê o instituto.
Junto com a despedida do verão, o forte calor dos últimos dias também deve deixar Curitiba com a chegada do outono, que começa amanhã. Pela previsão do Simepar,
a temperatura máxima para esta terça-feira será de 25ºC, caindo gradativamente nos dias seguintes: 24ºC na quarta e 23ºC na quinta-feira.
Tradicionalmente, a estação tem menor incidência de chuvas no estado e temperaturas mais amenas. Ou seja, os fortes temporais das últimas semanas que alagaram alguns pontos da capital não devem ocorrer.
O mês de abril, por exemplo, é historicamente o segundo com menos chuvas no ano: a média é de 95mm, a frente apenas de agosto, que fica abaixo dos 75mm.